MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aulas nas escolas estaduais foram retomadas ontem

Publicada em 16/01/2020
Aulas nas escolas estaduais foram retomadas ontem | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Calendários de recuperação serão realizados individualmente pelas escolas

Durante assembleia em Porto Alegre, na tarde de terça-feira, os professores estaduais decidiram suspender a greve da categoria, que teve início no dia 18 de novembro de 2019, totalizando 58 dias. Ontem, todas as escolas retomaram as aulas no estado.
De acordo com a diretora do 17º Núcleo do Cpers, Delcimar Delabary, a partir de agora cada escola irá montar seu calendário de recuperação que deve ser encaminhado para aprovação da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ela salienta que faltavam 23 dias para cumprir as 800 horas/aula do Ensino Fundamental e mil do Ensino Médio. Algumas escolas tiveram paralisação total e outras parcial. “Temos apoio de universidades, que irão permitir a matrícula do aluno com um documento da escola. Quando o ano letivo for encerrado, o estudante apresenta a conclusão do curso”, comenta.
A diretora reforça que a categoria não aprovou a proposta do governador Eduardo Leite, do PSDB, de pagar em até cinco dias úteis o salário integral, relativo ao tempo paralisado, descontando 20% do valor em até seis parcelas. “Voltamos porque temos compromisso com os alunos e comunidade escolar. Se o governador não se preocupa com a educação, os professores têm responsabilidade”, disse.
Os professores haviam iniciado a greve reivindicando, entre outros pedidos, o pagamento em dia e de forma integral de salários, os reajustes salariais e a realização de concursos públicos para professores e funcionários das escolas. O grupo também é contra o pacote do governo, que prevê, por exemplo, alterações nas carreiras dos servidores e previdência. O projeto está em discussão na Assembleia Legislativa.
Delcimar salienta que será construído um calendário de mobilização contra o pacote de reformas e que, para o dia 27 de janeiro, está marcada uma nova paralisação.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br