MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Municípios da Campanha e Fronteira Oeste integram Ecossistema Regional de Inovação

Publicada em 18/01/2020
Municípios da Campanha e Fronteira Oeste integram Ecossistema Regional de Inovação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bagé (foto) e Uruguaiana são as maiores cidades do ERI local

Cidades da Campanha e Fronteira Oeste compõem um dos territórios de Ecossistemas Regionais de Inovação (ERIs). A delimitação foi definida por meio de Portaria publicada, na semana passada, pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. A medida está inserida no programa InovaRS, que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação.
Abrangendo os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Campanha e da Fronteira Oeste, um dos Ecossistemas Regionais de Inovação reúne os municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itacurubi, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
Conforme o secretário, Luis Lamb, a Portaria institui oficialmente as regiões funcionais do Inova, demarcando as áreas territoriais para organização do trabalho através de universidades e empresários que darão apoio para o desenvolvimento inovador, tecnológico e científico. “Cada região dará apoio na organização dos projetos“, relata.
Ainda, segundo Lamb, esse é um passo importante para o fortalecimento dos ecossistemas de inovação do Estado, visando uma estratégia de desenvolvimento que acompanhe as principais economias do mundo, baseadas em conhecimento. “O próximo passo do programa é a formação das mesas de trabalho em cada região, previstas para este ano”, observa.

InovaRS
O programa estadual foi implementado pela Secretaria, através de Decreto, em agosto de 2019. A iniciativa se dá a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil, setores empresariais, acadêmicos e governamentais, nas regiões representativas do Estado, que, além da Campanha e Fronteira Oeste, contempla as regiões Metropolitana e Litoral Norte, Sul; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; e Região dos Vales.
O projeto prevê a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões a fim de articular e executar iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e social das regiões.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br