MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Para governo, chuvas retomam ânimo dos produtores no RS

Publicada em 18/01/2020
Para governo, chuvas retomam ânimo dos produtores no RS | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cultivo da soja tem 10% em fase de enchimento de grãos

Com 99% da área prevista para a safra de 5.978.967 hectares já implantada, as lavouras de soja no Rio Grande do Sul estão 56% na fase de desenvolvimento vegetativo, 34% em floração e 10% em enchimento de grãos. Os dados constam no Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar, na quinta-feira (16), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
Em parte das lavouras em desenvolvimento vegetativo vem ocorrendo murchamento de folhas; naquelas mais adiantadas, tem havido abortamento de flores nas primeiras camadas. Em solos mais rasos ocorre morte de plantas devido ao déficit hídrico (reboleiras). "Em geral, o desenvolvimento das lavouras de soja ainda é satisfatório, mesmo diante da falta de umidade e altas temperaturas das duas últimas semanas. A permanência dessas condições de tempo pode resultar em perdas de produtividade. A irregularidade de chuvas indicará os percentuais de perdas", diz informe da Seapdr.
Na Regional de Ijuí, a cultura da soja foi bastante afetada pela estiagem, comprometendo o desenvolvimento das lavouras plantadas em outubro. Os produtores retomaram as aplicações de fungicidas de forma preventiva. Há registros de ataque de ácaros e tripes. Na de Soledade, as condições do tempo ainda não permitiram concluir os plantios previstos para a safra, mas a boa notícia do período foi o volume de chuva na região (de 40 a 100 milímetros), amenizando de forma parcial os reflexos da estiagem, principalmente na região do Baixo Vale do Rio Pardo, onde há registros de mortes de plântulas em lavouras com semeadura tardia.
"Na região de Bagé, em São Gabriel, o plantio foi suspenso por falta de umidade do solo. Nas demais áreas de soja em que não houve germinação, ou onde ocorreu mortalidade de plântulas estão sendo realizados replantios, devido às condições favoráveis a partir das chuvas da semana. As cultivares de ciclo precoce estabelecidas na primeira semana de novembro estão em fase de floração", frisa relatório da Secretaria da Agricultura.
Em geral, diz o governo, os dados evidenciaram recuperação as lavouras em desenvolvimento vegetativo que tiveram crescimento e desenvolvimento reduzido no período da estiagem. Há registro de baixa incidência de pragas, não sendo necessárias medidas de controle.

Milho
A cultura do milho também tem gerado avaliações constantes no RS. Apesar das chuvas ocorridas no Estado, os acumulados não revertem o efeito do déficit hídrico na maior parte do RS, que tem prejudicado o desenvolvimento da cultura. A cultura para esta safra foi totalmente implantada no Estado. As lavouras encontram-se 20% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 13% em floração, 28% em enchimento de grãos, 26% maduro e 13% dos 771 mil hectares já foram colhidas, segundo a última apuração.
"Na região de Bagé, as lavouras seguem em desenvolvimento retardado, e, com a retomada da umidade no solo, esse quadro melhorou e produtores realizam tratos culturais, como aplicação de herbicidas e de ureia e controle de lagartas", aponta o relatório divulgado.
Arroz
O plantio de arroz no Rio Grande do Sul foi encerrado no dia 15 de janeiro, conforme os dados levantados nos 38 Núcleos de Assistência Técnica e Extensão do Irga, localizados nas 5 regiões produtoras do grão. Nesta safra, foram cultivado, no Estado, 939.935 ha. O relatório de Seapdr frisa que "o volume de arroz colhido não sofrerá grande variação em virtude da semeadura de 64,4% da área ter sido semeada dentro da época ideal, até 15 de novembro, apesar da redução de área. Em função das altas temperaturas registradas no Estado na semana entre 25/12/2019 e 15/01/2020, pode haver interferência quanto à produtividade, já que 59% das áreas estão em estágio reprodutivo".

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br