ANO: 26 | Nº: 6573
18/01/2020 Fogo cruzado

Programa Cidades Sustentáveis renova parceria com municípios

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) renovaram parceria para promover a difusão e divulgação de objetivos junto às cidades gaúchas. Na região, o PCS é articulado pela Associação dos Municípios da Região Sudoeste do Estado (Assudoeste) Pampa Gaúcho.
O novo protocolo de cooperação, assinado pela coordenadora do programa, Zuleica Goulart, e pelo presidente da Famurs, Eduardo Russomano Freire, destaca que a “sustentabilidade é hoje o principal desafio da agenda mundial”.
O documento lembra que metade da população mundial vive atualmente nas cidades e que, no Brasil, esse índice chega a 85%. Afirma ainda que o PCS tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
O presidente da Assudoeste Pampa Gaúcho, prefeito de Dom Pedrito, Mario Augusto de Freire Gonçalves, do Progressistas, também reafirmou o compromisso de adesão à plataforma. “Estamos integrados à Famurs, que com o apoio do Estado, tornará possível o acesso dos municípios a essa importante plataforma. A Assudoeste Pampa Gaúcho estará representada na Famurs, através dos prefeitos, para uma agenda em que faremos andamento ao assunto", adianta.
O secretário executivo da Assudoeste Pampa Gaúcho, Cristian Becker, que inciou a articulação pela implementação do PCS na região, destaca o pioneirismo local, com a formalização do acordo de cooperação, em abril do ano passado, pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, que, à época, presidia a Associação. “Municípios (da região) que já aderiram começam a ser reconhecidos por desenvolverem práticas sustentáveis”, pontua.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...