MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Arco completa 78 anos consolidando trabalho junto aos ovinocultores brasileiros

Publicada em 20/01/2020
Arco completa 78 anos consolidando trabalho junto aos ovinocultores brasileiros | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Associação projeta ampliação do rebanho gaúcho

Há dois anos de completar 80 anos, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), comemorou, no sábado, seu aniversário de fundação, que teve início com a então Associação Riograndense de Criadores de Ovinos, no ano de 1942, em Santana do Livramento, durante a 3ª Exposição Nacional de Ovinos de Lã. O primeiro presidente foi João Farinha.
Em 1977, a Arco ganhou o status de entidade nacional e passou a ser delegada do Ministério da Agricultura para ser o cartório de registro das raças ovinas em todo o Brasil.
Completando 78 anos de atuação, a Associação se mantém como referência no Serviço de Registro Genealógico de Ovinos (SRGO). A Arco tem no seu DNA também a Assistência Técnica que hoje é realizada por 120 Inspetores Técnicos que atuam em todos os estados brasileiros na seleção de 27 raças, sendo: Merino Australiano, Ideal, Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France, Suffolk, Karakul, Lacaune, Santa Inês, Morada Nova, Bergamácia Brasileira, Somalis Brasileira, Rabo Largo, Border Leicester, Poll Dorset, Polypay, Cariri, Dorper, Crioula, Samm, White Dorper, East Friesian, Dohne Merino, White Suffolk e Romanov.
Com investimentos feitos em tecnologia a entidade tem praticamente 100% dos seus serviços feitos via internet, sem uso de papel, o que além de dar agilidade às informações e comunicados feitos pelos associados, revela uma responsabilidade ambiental pelo baixo uso de papel.
Além da eficiência no registro, a entidade está também direcionada ao trabalho de organização da cadeia e fomento da produção, através de convênios e parcerias com instituições de pesquisa e extensão que auxiliam a promover o desenvolvimento genético das raças e o aumento dos rebanhos. Este é um grande desafio para a ovinocultura nacional – aumentar a oferta do produto ovelha.
O presidente da entidade, Edemundo Gressler adianta que este ano está sendo extremamente positivo para a ovinocultura. “2019 nos deu uma sacudida. O mercado nos exigiu maior eficiência e profissionalização, de nós entidade e de nós produtores. E tenho certeza de que estamos crescendo a passos largos para atender a demanda da carne, do leite, da lã e das peles”, avalia Gressler.
Ele observa da importância de elevar o número do rebanho brasileiro de ovinos, citando como exemplo o Rio Grande do Sul, que na década de 1970, tinha a quantidade de ovelhas que hoje tem o Brasil inteiro. “Nosso estado, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui três milhões de ovinos e nossa meta e chegar ao final de 2020 com, pelo menos, 3,5 milhões” revela o presidente.
Gressler aponta também que o desenvolvimento da produção passa pelo aperfeiçoamento e pela pesquisa. “Temos que estar junto às instituições que promovem a pesquisa e o experimento e trazer estes resultados para a nossa realidade”, pontua. “Isto é primordial para termos segurança em nosso trabalho e estarmos alinhados ao que o mercado exige de uma boa e eficiente ovinocultura”, reconhece.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br