MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Compreb avaliou 82 projetos em 2019

Publicada em 20/01/2020
Compreb avaliou 82 projetos em 2019 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Conselho analisa projetos que esraão situados na area de tombamento do Iphae

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb) analisou 82 projetos envolvendo prédios históricos, em 2019. A maioria, de acordo com a secretária geral do colegiado, Dirce Zago, teve parecer aprovado, no ano passado.
Dirce explica que, em 2019, foram realizadas 47 reuniões para agilizar o andamento dos pedidos. Ela salienta que, durante o ano passado, 76 foram foram aprovados e apenas seis reprovados. Também foram emitidos 241 oficios. “Foi um ano tranquilo quanto ao andamento de projetos“, informa.
O Compreb tem a função de avaliar todos os pedidos que podem promover alterações em prédios históricos situados nas áreas do tombamento poligonal, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae), em 2009. Os locais que estão dentro do inventário foram considerados de interesse de preservação por aspectos urbanísticos e mais de três mil imóveis foram tombados.
Dirce destaca que os conselheiros trabalham buscando resolver as demandas e que, quando necessário, é solicitada a presença do proprietário do imóvel ou seu responsável técnico, para complementação de documentação ou solucionar alguns detalhes. A secretária ressalta que o Conselho sempre busca satisfazer as partes e agilizar o andamento dos pedidos.
A entidade tem caráter deliberativo, normativo, fiscalizador e de assessoramentos das políticas e ações relacionadas com os valores históricos, culturais e ambientais do município. As reuniões são realizadas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, no Palacete Pedro Osório.
Em sua formação, o Executivo é representado por duas cadeiras da Secretaria de Cultura e Turismo; uma da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa; duas da Secretaria de Gestão, Planejamento e Captação de Recursos; uma da Procuradoria-Geral do Município; uma do Arquivo Público Municipal Tarcísio Antônio da Costa Taborda; duas da Secretaria de Economia, Finanças e Recursos Humanos; duas do gabinete do prefeito; uma representação da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Direitos do Idoso; uma da Secretaria de Educação e Formação Profissional; duas da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e duas do gabinete do vice-prefeito. As demais vagas são de representações da sociedade civil e de universidades.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br