MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lara assume, interinamente, governo do Estado

Publicada em 20/01/2020
Lara assume, interinamente, governo do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Restando cerca de 10 dias para completar um ano no comando da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o bajeense Luís Augusto Lara, do PTB, responderá, pelo menos até terça-feira, como governador do Estado. A posição, mesmo que interina, motivou, no domingo, a realização de uma cerimônia oficial no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, organizada pelo Executivo gaúcho. Antes de assumir o governo do Estado, porém, Lara passou o comando da Assembleia Legislativa para o deputado Edegar Pretto, do PT. “O que vamos procurar fazer, neste dois dias, é aproximar ainda mais o parlamento do Executivo”, garantiu o petebista, durante discurso, ao revelar um debate anterior com o parlamentar, sobre demandas do parlamento. Pretto agradeceu pela confiança.
A solenidade de posse do bajeense, como governador interino, que iniciou pontualmente no horário agendado, às 18h30, foi rápida, mas expressiva. Conduzida pelo próprio governador, Eduardo Leite, do PSDB, foi acompanhada por políticos, lideranças setoriais, imprensa e, em especial, representantes da região da Campanha. E tudo por um motivo específico: bem antes do evento, a assessoria de Lara antecipou que, durante a gestão interina, ele pretende focar sua atuação em ações em prol do desenvolvimento unificado da Metade Sul.
Após mencionar que Lara exerceu funções importantes, como secretário de Estado, Eduardo Leite mencionou a confiança no petebista, destacando a importância do governador cumprir agendas fora do estado. “As viagens do governador não são lazer. Nunca é passeando. É sempre trabalho, por que nossa função demanda. Aqui, evidentemente, cumprindo a legislação, passamos o cargo. Deputado Lara vai poder ajudar a ajudar a coordenar debates”, destacou, ao enfatizar que a equipe de governo está à disposição.
Parte das metas, inclusive, já havia sido antecipada, mesmo sem detalhamentos específicos. Mas consistiam na busca por um equilíbrio fiscal para a região, inclusive com a possibilidade de criação de linhas de crédito para alguns setores estratégicos, e estímulo para o repasse, por empresas, de valores oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os hospitais. Estas, assim como outras medidas, aliás, deverão ser alinhavadas ao longo de uma agenda vasta de reuniões que está sendo programada para ocorrer até terça-feira. A estimativa é que o resultado de tais acertos gerem encaminhamentos, pelo Executivo, que poderão ser autorizados pelo próprio Lara ou mesmo acertados para que Leite, quando retornar de seus compromissos fora do Estado, dê sequência.
As articulações, aliás, têm início nesta segunda-feira. Conforme a assessoria do deputado e agora governador em exercício, a partir das 9h, Lara deve realizar despachos internos e outras agendas direto do gabinete no Palácio Piratini. Já à tarde, ocorrem os trâmites considerados especiais. Às 14h, um encontro reunirá representantes do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Ligas RS e Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e diretorias do interior do Estado, para tratar da diminuição da contrapartida da Lei da Solidariedade. Na sequência, às 15h, uma agenda com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul abordará a Lei de Incentivo à Saúde – isto com a presença dos secretários estaduais da Fazenda e da Saúde e do Trabalho e Assistência Social. Por fim, às 17h, no Salão Alberto Pasqualini, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais, e membros de instituições como Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associação Gaúcha de Municípios (AGM) e União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs) conversarão sobre a Lei de Incentivo à Saúde e Valores que Ficam (destinação do imposto de renda).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br