MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Placas de QR Code instaladas na praça do Coreto são alvo de vandalismo

Publicada em 20/01/2020
Placas de QR Code instaladas na praça do Coreto são alvo de vandalismo | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Materiais identificam espécies do local

Desde novembro de 2019, a praça da Coreto (Silveira Martins) integra o mapa do Programa de Arborização Urbana. Composto por diversas instituições da região, o projeto tem como propósito a educação ambiental. E uma das iniciativas é a implantação de QR Codes em praças públicas, com a identificação das espécies de árvores existentes no local. Entretanto, em apenas dois meses, os materiais já apresentam danificações.
Conforme a coordenadora do Programa de Arborização Urbana, Ketleen Grala, das 44 placas instaladas na praça, nove foram alvo de vandalismo. Algumas foram quebradas e outras até mesmo arrancadas. “É um projeto de inclusão social, que teria como objetivo atingir toda a população da cidade. Também tem como propósito permitir, aos visitantes, que conheçam mais sobre as nossas praças e árvores. Porém, com esses atos, a própria comunidade está sendo prejudicada, pois é o acesso à informação que é negado”, destaca.
Segundo Ketleen, é comum encontrar visitantes que se encantam com um projeto. Um exemplo citado por ela foi o caso do tenor Saulo Laucas, do Rio de Janeiro, que realizou, em 2019, dois concertos em Bagé. “A mãe dele, que o acompanhava na visita, disse que já tinha conhecido várias cidades. Contudo, nunca tinha visto algo semelhante. Eles se encantaram”, manifesta.
Fora a danificação das placas, a coordenadora do projeto relata que também foram retirados os pontos de sinalização das placas em braile, o que compromete, diretamente, a leitura dos textos por parte de deficientes visuais. “É um trabalho que coloca Bagé numa situação bem diferenciada, no que se refere ao trabalho com o meio ambiente e o aspecto social. Faço um apelo para que as pessoas tomem mais cuidado”, finaliza.


Programa

Criado em 2014, o Programa de Arborização Urbana é fruto da junção de várias instituições, cujo propósito é estimular a educação ambiental, com foco no jovem. Uma das iniciativas é a instalação de QR Codes em praças da cidade. A tecnologia reúne informações das árvores existentes no espaço. O acesso também disponibiliza vídeos em Libras para acessibilidade de surdos. Para que o visitante se guie, há, em cada praça abrangida pelo projeto, um totem central, com o mapa de localização de todas as árvores identificadas, com a lista também em braile.
O uso do QR Code na arborização urbana tornou-se uma marca registrada do programa. O projeto-piloto foi a implantação na Praça das Carretas, em setembro de 2016. O segundo abrangeu a Praça da Estação, com a instalação em outubro de 2018. E, em novembro de 2019, com a Praça do Coreto. Todos os trabalhos tiveram como apoiadores o empresariado local. A intenção é de que o serviço seja estenda para outras praças da cidade. Contudo, para isso, é preciso que a comunidade faça sua parte e cuide dos materiais.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br