MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Estado oficializa pedido para que Bagé tenha escola cívico-militar

Publicada em 22/01/2020
Estado oficializa pedido para que Bagé tenha escola cívico-militar | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lideranças locais receberam confirmação na manhã de ontem

O governador em exercício, Luís Augusto Lara, do PTB, assinou, ontem, o pedido para que Bagé sedie uma escola cívico-militar a partir de 2020. O ato foi acompanhado pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do PTB, pela secretária municipal de Educação e Formação Profissional de Bagé, Adriana Lara, e pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, do DEM.
Se a mobilização for bem-sucedida, a cidade será a quinta cidade gaúcha contemplada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, tendo em vista que Alegrete, Alvorada, Caxias do Sul e Uruguaiana já estão confirmadas pelo Ministério da Educação. O projeto desenvolvido pelo governo federal mira na melhoria da qualidade da educação básica do país, principalmente no que diz respeito aos índices de violência e de evasão escolar.
O Palácio do Planalto informou que os militares não atuarão em questões didático-pedagógicas, pois o foco estará nas áreas educacional e administrativa. A participação dos militares ocorrerá por meio da garantia da disciplina e do fortalecimento de valores humanos, éticos e morais, bem como do incentivo à formação integral do cidadão e da promoção da sensação de pertencimento no ambiente escolar. A proposta é implantar 216 escolas cívico-militares em todo o país até 2023.
De acordo com Lara, a possibilidade de Bagé aderir ao programa surgiu após a desistência de uma cidade de Rondônia. “O governador tem a prerrogativa de solicitar que novas escolas participem do programa. Não podemos deixar de aproveitar a oportunidade, até porque Bagé já conta com experiências neste sentido e está com a estrutura pronta”, afirma.
Em Bagé, funcionam dois projetos de escolas cívico-militares: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Pedro e a Emef João Severiano da Fonseca. Ambas estão com o modelo de ensino em andamento e são bancadas com recursos da prefeitura do município.
De acordo com Rodrigo Lorenzoni, que vem acompanhando todas as tratativas de inclusão do município no Programa de Fomento e Fortalecimento das Escolas Cívico-Militares, 'agora só restam algumas fases de protocolo para a regulamentação'. "Fico muito contente em ter contribuído para essa conquista de extrema importância para a cidade, mas principalmente para as crianças. É o nosso futuro que está em jogo”, avalia.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br