MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Feira comercializa, em Bagé, uvas orgânicas produzidas em Hulha Negra

Publicada em 24/01/2020
Feira comercializa, em Bagé, uvas orgânicas produzidas em Hulha Negra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Produto é comercializado por R$ 5 ao quilo

Uma parceria entre a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) com a Prefeitura de Hulha Negra e Emater está realizando, desde ontem, a Feira de Uvas Orgânicas produzidas no Assentamento Abrindo Fronteiras em Hulha Negra. A fruta, das qualidades brancas, tintas e rosadas, serve tanto para consumo in natura como para processamento de sucos, geleias e doces. A comercialização acontece também entre hoje e segunda-feira.

A iniciativa surgiu a partir de uma visita realizada pelo titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, em propriedades de Hulha Negra. Segundo ele, a qualidade e o volume de uvas impressionou bastante. Conforme Bayard, além do cultivo de uvas para produção de vinhos finos, é necessário incentivar o cultivo, também, de variedades de mesa e para sucos. “Nosso compromisso é de apoiar o desenvolvimento da região da Campanha e, para isso, as parcerias com os municípios vizinhos, como Hulha Negra, torna possível fortalecer e incentivar os produtores locais”, explica o secretário.

Uma das produtoras, Marili Porto, que foi responsável pela comercialização no primeiro dia, informa que a produção integra o programa estadual Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), que contemplou produtores do assentamento Abrindo Fronteiras em 2015. Segundo Marili, que também conta com uma agroindústria de queijos, ao todo, 21 produtores contam com meio hectare plantado de uva e essa é sua primeira produção desde que o projeto foi implantado. “Iremos colher cerca de três mil quilos nesta primeira safra”, estima.

Para a Feira da Uva, a produtora trouxe em torno de 100 quilos do produto e a expectativa é vender toda a produção. Ela ressalta que ficou muito feliz com o espaço cedido e afirma que pretende manter a parceria sempre que for ofertado o espaço. Bayard, por sua vez, comenta que o evento poderá permanecer no local enquanto houver produtos a serem comercializados. O produto é livre de agrotóxicos e está sendo comercializado pelo valor de R$ 5 ao quilo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br