MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Governo Federal publica mais uma etapa para concessão do aeroporto de Bagé

Publicada em 27/01/2020
Governo Federal publica mais uma etapa para concessão do aeroporto de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Edital de leilão deve ser lançado até o final do ano

Publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (24), o edital de Seleção de Estudos nº 1/2020 apresentou o resultado final da seleção de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos para subsidiar a modelagem das concessões para a expansão, exploração e manutenção  de nove aeroportos, incluindo o Comandante Gustavo Kraemer, de Bagé. O terminal do município integra o bloco da região Sul. Esta é  6ª rodada de concessões aeroportuárias e oito empresas foram autorizadas a participar do processo.

De acordo com informações da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos, os projetos encaminhados pelas empresas passaram pela avaliação de uma comissão formada por 12 servidores, sendo oito da Secretaria Nacional de Aviação Civil e Ministério da Infraestrutura (Sac/MI) e quatro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa vencedora  somente será ressarcida quando for realizada a licitação definitiva para a concessão dos aeroportos, no segundo semestre de 2020. O valor dos ressarcimentos varia entre R$ 22,6 milhões e R$ 34,2 milhões.

Com base nos estudos selecionados, a Secretaria de Aviação Civil (Sac) atualizará as projeções prévias de outorgas, custos e demandas, que serão encaminhadas para a Anac. Uma vez aprovados pela diretoria da Associação, os estudos serão disponibilizados para Audiência Pública (Ap).

As contribuições recebidas nas audiências serão avaliadas pela Anac e podem ser acatadas ou não. Finalizados os possíveis ajustes recebidos nas APs, os estudos seguem para o Tribunal Contas de União (TCU). Após a avaliação do Tribunal, a Anac procederá com a incorporação das recomendações e dará sequência à publicação do edital dos leilões.

O prazo dos contratos será de 30 anos e vencerá o certame quem oferecer o maior valor de outorga para assinatura do contrato. O Bloco Sul abrange os aeroportos de Bagé, Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, Bacacheri, em Curitiba, Navegantes e Joinville, em Santa Catarina, além de Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, que movimentam 12 milhões de passageiros por ano.
O governo federal argumenta que a junção de aeroportos de diferentes regiões está relacionada ao fato de estarem localizados em áreas com desempenho agrícola e agronegócio significativos, com possibilidade de potencial econômico para o turismo de eventos e de negócios e integração regional.


Infraestrutura
O aeroporto de Bagé é administrado pela Infraero desde 1980. O terminal foi habilitado para receber voos internacionais em 2001. Em setembro do ano passado, a Two Flex, concessionária da Gol Linhas Aéreas, retomou as operações comerciais na cidade (após mais de três décadas sem voos regulares), com itinerários diários para Porto Alegre.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br