MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Família comemora 17 anos de transplante de fígado que trouxe nova esperança de vida

Publicada em 28/01/2020
Família comemora 17 anos de transplante de fígado que trouxe nova esperança de vida | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Osnar e Silva não esquecem de agradecer todos os dias

A história de Osnar de Bem da Silva, que há 17 anos ganhou nova chance de vida através de um transplante de figado, é comemorada a cada dia. Ele nasceu com problemas nas vias biliares e, após uma luta de anos dos pais, Fredy Airton Sun? da Silva e Renar Rosssani Dias de Bem, já com 12 anos, conseguiu um órgão compatível.

A cirurgia de Osnar, que hoje tem 29 anos, foi retratada pelo Jornal MINUANO em dezembro de 2005, após três anos do transplante. O pai, aposentado e trabalhador rural, procurou a reportagem para agradecer e ressaltar a importância da doação de órgãos, que há vários anos trouxe esperança para sua família.

Fredy Silva lembrou toda a trajetória até o transplante e disse que, aos dois meses, o filho realizou a primeira operação no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, porque apresentou cirrose hepática e, após a cirurgia, os pais já sabiam da necessidade de um transplante total de fígado para que o filho pudesse ser salvo. “Nas duas primeiras tentativas não conseguimos um fígado compatível, somente com 11 anos veio a resposta e Osnar conseguiu o órgão”, relatou

Atualmente, Osnar tem uma vida normal, apenas toma um medicamento para evitar a rejeição do órgão. O rapaz trabalha, joga futebol e comemora a vida todos os dias. “Sempre falo da importância da doação que realmente salva vidas”, disse.

Silva conta que, na ocasião do transplante, a família não pode doar porque o menino não podia receber apenas um pedaço do fígado e sim todo. Antes de receber o órgão, Osnar passou por um tratamento preparatório de seis meses, que teve sucesso. “Ainda bebê, tinha sangramento na variz do esôfago, e em alguns momentos a família chegou a se desesperar”, enfatiza.

O pai e Osnar agradecem todos os dias pela oportunidade de vida. E lembram sempre dos momentos difíceis que passaram agradecendo a Deus, aos médicos e aos familiares e amigos, que auxiliaram naquele momento.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br