MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

RS obtém nota 7,8 em auditoria para retirada da vacinação contra aftosa

Publicada em 28/01/2020

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) apresentou, recentemente, o resultado da auditoria do Ministério da Agricultura que avaliou as condições do Estado para o avanço de status sanitário, rumo à retirada da vacinação contra a aftosa. O relatório retornou com dezoito pontos para serem melhorados. Em reunião na Seapdr, representantes do setor produtivo, entre eles Fundesa, Farsul, Fetag, Sips, Sicadergs, Sindicato dos Leiloeiros e Febrac, ouviram do secretário substituto Luiz Fernando Rodrigues Júnior a explicação para cada ponto do relatório e melhorias que estão sendo implementadas.

Entre os pontos mais importantes estão a contratação de pessoal e a renovação da frota de veículos, para os quais o Executivo já sinalizou liberação da contratação para 150 novos funcionários e compra de 100 veículos. Outros pontos estão relacionados a normativas que visam a padronização de procedimentos em diferentes atividades, com a realização de eventos com aglomeração de animais. "Existe a previsão de capacitar médicos veterinários habilitados para realizarem o acompanhamento deste tipo de atividade", informou.

Com as exigências do Mapa atendidas, o próximo passo será levar o resultado do relatório para as unidades do interior do Estado e ouvir o que dizem as entidades ligadas ao setor, em eventos regionais no mês de fevereiro. Caso o Rio Grande do Sul opte por suspender a vacinação contra a febre aftosa, uma última etapa de vacinação deverá ser realizada, possivelmente em março.

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que o fundo pautou sua atividade, ao longo dos últimos doze anos em esforços junto ao Serviço Veterinário Oficial com o objetivo de criar condições técnicas que agora estão sendo reconhecidas. "Trabalhamos para que a decisão técnica possa ser tomada com a necessária segurança. O Fundesa continuará a exercer seu papel de dar sustentabilidade a essa decisão", garantiu.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br