MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 10 de fevereiro

Publicada em 29/01/2020
Campanha de vacinação contra o sarampo começa dia 10 de fevereiro | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Primeira etapa tem como público-alvo crianças e jovens de cinco a 19 anos

O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência informa que inicia em 10 de fevereiro a campanha nacional de vacinação contra o sarampo para crianças e jovens de cinco a 19 anos. Com o objetivo de interromper a circulação do vírus e estender a proteção à rubéola, impedindo o surgimento de casos da doença, a campanha se estende até 13 de março.
Segundo a coordenadora municipal de imunizações, Tatiana Miranda, a realização desta ação e a adesão do público-alvo são imprescindíveis para garantir a devida proteção da população e impedir a circulação do vírus no país, sendo este um passo importante para a erradicação do sarampo no Brasil.
Tatiana informa, ainda, que o Dia D Mobilização Nacional está marcado para dia 15 de fevereiro, quando todas as unidades de saúde funcionarão das 8h ao meio-dia e das 13h30 às 17h e a unidade móvel, na Praça Silveira Martins, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. “A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A população deve fazer sua parte e manter atualizado o calendário vacinal”, alertou.
Uma segunda etapa da campanha está programada para acontecer de 3 a 31 de agosto, para pessoas de 30 a 59 anos, e o Dia D deve acontecer em 22 de agosto, nos mesmos horários e locais da primeira fase.

Sobre a doença
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa. Os sintomas iniciais são febre, tosse persistente, irritação ocular e coriza. Após esses sintomas, geralmente há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés. Também pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e morte.
A transmissão ocorre diretamente de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. A infecção também ocorre por meio de gotículas de secreções respiratórias (tosse, espirro etc.) com partículas virais no ar, que podem perdurar por tempo relativamente longo no ambiente, especialmente em locais fechados como escolas e clínicas. A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação.
No Rio Grande do Sul, conforme o Ministério da Saúde, 82 casos de sarampo foram confirmados desde agosto do ano passado, sendo que um em cada quatro casos registrados foi em pessoas nessa faixa etária.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br