MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Município de Candiota deve seguir diretrizes para evitar contaminação do coronavírus

Publicada em 29/01/2020
Município de Candiota deve seguir diretrizes para evitar contaminação do coronavírus | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cidade conta com presença expressiva de chineses com atuação em usinas termelétricas

O trânsito de trabalhadores chineses no município de Candiota é constante, devido às usinas termoelétricas, que utilizam tecnologia chinesa. Com isso, a prefeitura já está articulando algumas ações para evitar a contaminação do coronavírus, identificado na China. O Brasil, segundo o Ministério da Saúde, está em perigo iminente, mas ainda não está em alerta.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Candiota, Fabiano Aquere, a pasta deve tomar todos os cuidados possíveis e já contatou a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS) para ter orientações de como lidar com a situação. “Iremos aguardar as diretrizes”, disse Aquere. O secretário salientou que não passa pelo município a entrada e saída de estrangeiros. “Vamos tentar informações sobre o número de chineses que atuam na usina e ver o fluxo de viagens”, relata.
Conforme o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 27 de janeiro de 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 2.798 casos do novo coronavírus (2019-nCoV) no mundo. Destes, 2.761 (98,7%) foram notificados pela China, incluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong (8 casos confirmados), Macau (5 casos confirmados) e Taipei (4 casos confirmados). Fora do território Chinês, foram confirmados 37 casos. Destes, 36 apresentam histórico de viagem para China e 34 apresentam histórico de viagem para a cidade de Wuhan/China ou vínculo epidemiológico com um caso confirmado que viajou para Wuhan/China.
Com o aumento do nível de alerta pela OMS, para alto, em relação ao risco global do novo coronavírus, o Ministério está orientando que viagens para a China devem ser realizadas em casos de extrema necessidade. Devido ao número de casos, todo o território chinês passou a ser considerado área de transmissão ativa da doença. Com isso, as pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser consideradas casos suspeitos.
Um caso suspeito do novo coronavírus da China está sendo monitorado pelo Ministério da Saúde, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A paciente, uma estudante, apresentou sintomas da doença e tem histórico de viagem para Wuhan, na China, epicentro dos casos. Desta forma, o quadro se encaixa na definição de caso suspeito para o novo coronavírus. A paciente está sendo tratada em isolamento e apresenta boas condições de saúde. Exames laboratoriais estão sendo realizados para identificar ou não o vírus.
Para subsidiar os profissionais de saúde, o boletim epidemiológico traz, ainda, orientações em todas as áreas de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), além de deixar clara a definição de casos suspeitos, prováveis, confirmados e descartados.
Para a prevenção a população deve seguir ações de higiene, como lavar as mãos, evitar espirrar e tossir sem proteger a pessoa que está na sua frente, evitar tocar nos olhos, nariz, boca e evitar tocar pessoas que estejam doentes. Além disso, é sempre bom ficar em casa se estiver doente para não expor outras pessoas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br