ANO: 25 | Nº: 6486
29/01/2020 Região

Prefeito de Dom Pedrito lança Agenda para combater violência no município

Foto: Reprodução JM

Sugestões foram apresentadas durante coletiva de imprensa
Sugestões foram apresentadas durante coletiva de imprensa
Após um aumento nos índices de criminalidade ser constatado entre dezembro do ano passado e os dias atuais em Dom Pedrito, o prefeito Mário Augusto Gonçalves decidiu, nesta quarta-feira, encampar uma ação, por parte do Executivo, na tentativa de conter a violência no município.
Durante coletiva para a imprensa, ele anunciou uma "Agenda de Combate à Violência em Dom Pedrito". Em resumo, o plano reúne um conjunto de medidas e ações preventivas e repressivas, que devem ser adotadas com o objetivo de reduzir a violência, a curto, médio e longo prazo. "Essas ações serão executadas por todos os órgãos que compõem a administração municipal, com o apoio das forças policiais e parceiros que ainda estão sendo chamados a participar dos programas", frisou nota do Executivo.
"Esta agenda foi elaborada pelo Executivo, com a participação da nossa equipe de governo e está aberta para as entidades de classe, clubes de serviços e forças vivas que queiram colaborar com projetos e ideias. Somos a Capital da Paz por um fator histórico e não podemos deixar que as situações que hoje estamos enfrentando, sejam maiores que as virtudes do nosso povo", destacou o gestor.
Além dos representantes da imprensa local, estavam presentes o representante da presidência da Câmara de Vereadores, vereador Guiga, o comandante da Brigada Militar, capitão Patrique Rolim, da Polícia Civil, inspetor Lauro Telles, secretários, vereadores, conselheiros tutelares e representantes de clubes de serviço e entidades de classe.

O que diz a Agenda

Eixo 1 – Policiamento Preventivo e Repressivo
a) Busca pelo Estado
- Força-tarefa atuando na cidade desde o dia 24 de janeiro, com reforço de novos policiais nos próximos dias;
- Garantia da nomeação de um delegado de Polícia na próxima turma, o que deve acontecer em junho;
- Vinda imediata de três policiais militares;
- Pedido de novos policiais militares e civis para policiamento ostensivo e investigação criminal.

b) Estudo da Viabilidade da implantação de uma Guarda Municipal Armada: comissão formada pelo Executivo através das Secretarias de Governo, Planejamento e Obras e, a Brigada Militar, Polícia Civil, Consepro, Sindicato da Indústria da Alimentação, Sindicato e Associação Rural, Associação dos Agricultores, Câmara dos Dirigentes Lojistas.

c) Estudo de viabilidade de recriação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).

Eixo 2 – Estruturação Urbana
a) Comissão provisória de fiscalização intensiva nos terrenos com vegetação, com previsão de notificação e multa para áreas que necessitam de limpeza.

b) Recuperação de praças e espaços públicos;

c) Investimento em iluminação pública, iniciando pelas praças General Osório e Odilon Machado Lemos (pracinha da Paz);

d) Ampliação na instalação de câmeras de monitoramento em novos pontos da cidade;

e) Investimentos em infraestrutura na área da educação.

Eixo 3 – Prevenção e Cuidado Social
a) Política pública de acompanhamento seguro da gestação de mulheres em vulnerabilidade social;

b) Através de equipes multidisciplinares realizar trabalho de prevenção e combate a violência e criminalidade, dividido por faixas etárias na grade curricular;

c) Programa de captação de jovens com potencial estado de vulnerabilidade para o crime e uso de drogas, através de oficinas e cursos, utilizando a linguagem e as preferências dos adolescentes;

d) Busca imediata por um Defensor Público;

e) Reativação do Conselho Municipal de Entorpecentes e do Fundo;

f) Construção da sede do Departamento de Esporte, Turismo e Lazer na pracinha da Paz.

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...