MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Oficina preparatória do Plano de Ação Territorial define espécies-alvo para conservação no Pampa

Publicada em 31/01/2020
Oficina preparatória do Plano de Ação Territorial define espécies-alvo para conservação no Pampa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tratativas buscam evitar extinções

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou, no final de novembro, oficina preparatória do Plano de Ação Territorial (PAT), que visa a preservação de espécies ameaçadas de extinção. A área de atuação desse plano, intitulado provisoriamente como PAT Pampa Bagé, abrange 18 municípios da região Sul do Estado.
A atividade foi uma preparação para a Oficina de Elaboração, marcada para março de 2020. O objetivo principal foi definir as espécies que mais necessitam de preservação, chamadas de espécies-alvo, e os limites do território do PAT, ou seja, as cidades nas quais as ações de conservação serão executadas.
Antes da oficina, entre os dias 3 de setembro e 8 de novembro, foram realizadas quatro expedições de campo para levantamento de informações. A primeira registrou sete tipos de peixes-anuais ameaçados de extinção, após coletas em sete municípios. A segunda e a terceira expedições tiveram como objetivo verificar, em cinco localidades, pontos de ocorrência e estado de conservação de populações de espécies de Cactos do Pampa. A quarta e última expedição passou por sete cidades e teve enfoque na flora ameaçada de extinção.
Os resultados das expedições foram utilizados para determinar a lista de espécies que serão beneficiadas pelo PAT Bagé e ajudarão a definir as ações prioritárias. O plano de ação deverá ser concluído até julho de 2020, quando iniciará a implementação das ações de conservação previstas, com duração de cinco anos.
Atualmente, a Sema, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, participa também do PAT Planalto Sul, que engloba as regiões Nordeste do RS e Sudeste de Santa Catarina.
Projeto
A Sema é uma das executoras do projeto Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), que tem o objetivo de minimizar os impactos sobre as espécies ameaçadas no Brasil, especialmente 290 criticamente ameaçadas que não estão em áreas protegidas e nem são contempladas por Planos de Ação Nacional (PAN) em execução.



Espécies alvo do PAT Bagé

Flora
Chascolytrum parodianum, Cypella magnicristata, Cypella pusilla, Dyckia donfelicianensis, Frailea mamífera, Herbertia zebrina, Mangonia tweedian, Parodia gaúcha, Parodia neoarechavaletae, Parodia rudibuenekeri, Pavonia secreta, Petunia secreta, Phoradendron habrostachyum, Senna nana, Sphaeralcea bonariensis, Tillandsia bela, Trixis pallida.
Fauna
Austrolebias arachan, Austrolebias bagual, Austrolebias camaquensis, Austrolebias cheradophilus, Austrolebias gymnoventris, Austrolebias juanlangi, Austrolebias melanoorus, Austrolebias nachtigalli, Austrolebias quirogai, Austrolebias reichert, Austrolebias univentripinnis, Austrolebias vazferreirai, Leopardus colocola, Melanophryniscus sanmartini.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br