ANO: 26 | Nº: 6526
01/02/2020 Cidade

Hemocentro disponibiliza transporte até Pelotas para doadores de sangue

Foto: Antônio Rocha

Coletas em Bagé não são realizadas desde outubro
Coletas em Bagé não são realizadas desde outubro
Com a proximidade do Carnaval, quando é registrado maior número de incidentes que colocam em risco a integridade física dos cidadãos, costuma aumentar a demanda por transfusões de sangue. Para garantir que os estoques sejam suficientes, o Hemocentro de Pelotas, que atende toda a região da Campanha, está realizando uma campanha de conscientização sobre a importância da doação.

Apesar de atender quase 30 municípios na região (todos de abrangência da 3ª e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde), encaminhando estoques de bolsas de sangue, desde outubro de 2019 a instituição não realiza coletas externas como parte do procedimento de contenção de despesas. Assim, os bancos de sangue contam apenas com as doações realizadas diretamente na sede do Hemopel. Somente Bagé recebe cerca de 200 bolsas de sangue por mês.

Por isso, a diretora do órgão destaca a necessidade da comunidade realizar doações. "Para o período de Carnaval, precisamos manter e aumentar o estoque de sangue. Por isso, pedimos que a população da região se mobilize para ir doar", diz.

Inclusive, o Hemopel coloca um veículo de 14 lugares à disposição para transportar grupos de pessoas interessadas em contribuir com o estoque. Ela destaca, ainda, que os doadores podem procurar auxílio da própria Secretaria de Saúde do município para realizar o transporte.

O agendamento do transporte, através da van do Hemopel, pode ser solicitado ao Setor de Captação do Hemocentro, através do telefone (53) 32223002 ou pelo e-mail captacao-hemopel@saude.rs.gov.br.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...