MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fundação Iberê Camargo mantém exposição sobre o Grupo de Bagé até início de março

Publicada em 04/02/2020
Fundação Iberê Camargo mantém exposição sobre o Grupo de Bagé até início de março | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
CAPA - Fundação abriu espaço para 180 obras dos quatro artistas

Até o dia 8 de março é possível ver um pouquinho de Bagé em Porto Alegre. A Fundação Iberê Camargo, uma das mais prestigiadas do meio cultural do Rio Grande do Sul, está com a exposição "Os Quatro – Grupo de Bagé", que apresenta obras dos conterrâneos que fizeram história na gravura brasileira.

Com curadoria de Carolina Grippa e Caroline Hädrich, a exposição ocupa dois andares da Fundação Iberê, apresentando cerca de 180 trabalhos, reunidos a partir de 24 instituições e acervos particulares. Um destes apanhados de itens é oriundo do Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fundação Attila Taborda

No final de outubro, a instituição encaminhou 25 obras dos artistas após avaliação de equipes técnicas da Fundação Iberê Camargo. O acervo partiu antes da abertura da exposição, que aconteceu em dezembro, para que duas obras, "Primeira Série" (1951), de Danúbio Gonçalves, e a pintura "Pilão" (década de 1960), de Glênio Bianchetti, fossem restauradas. A primeira obra recebeu enxerto de papel especial importado e a segunda passou por preenchimento e descupinização.

A restauração das duas obras é a contrapartida da Fundação ao empréstimo do acervo, que serão devolvidas com passe-partout ecantoneiras de PH neutro, além de relatório da conservação das obras.

Na Fundação Iberê Camargo, o acervo do Museu da Gravura divide espaço com obras emprestadas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Porto Alegre), Pinacoteca Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Instituto Carlos Scliar (Cabo Frio, RJ), além de peças do espólio de Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues, emprestadas pelas famílias.

Aberto à visitação de quarta a domingo, das 14h às 19h, a mostra é uma retrospectiva, feita a partir de uma ampla pesquisa de documentação, reportagens de jornais e cartas, além das obras de Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Danúbio Gonçalves e Carlos Scliar, artistas que marcaram seus nomes na cena cultural brasileira no século XX.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br