MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Novo presidente da Assembleia, Ernani Polo antecipa metas

Publicada em 04/02/2020
Novo presidente da Assembleia, Ernani Polo antecipa metas | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
“Temos que tornar o RS mais competitivo”, enfatizou

Estimular a competitividade no campo é uma das metas do novo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (Progressistas), ao lado da pauta política que promove reformas na estrutura do Estado e deverá avançar em 2020 nas questões tributárias. O compromisso foi anunciado durante a entrevista coletiva realizada no Salão Júlio de Castilhos, reunindo emissoras de rádio, TV, veículos impressos e redes sociais, logo após sua cerimônia de posse no Plenário 20 de Setembro.
 
A origem rural de Polo e seus vínculos parlamentares com o setor deverão repercutir na construção das pautas da Assembleia, tanto na Mesa Diretora quanto na gestão compartilhada da presidência, antecipou o novo dirigente. “A pauta prioritária é o desenvolvimento e vamos trabalhar com uma agenda propositiva”, assegurou. Além das reformas, o presidente da Assembleia entende que a melhoria dos índices de competitividade passa por ações que podem ser promovidas pelo Parlamento. Nesse sentido, vai atuar ao lado do setor agropecuário e dos órgãos estaduais, buscando um ambiente para ampliar a competitividade e manter investimentos no RS. Faz parte dessa mobilização a investida em segurança jurídica, destacou Polo.
 
Ecossistema empreendedor
As diretrizes da meta estão resumidas nos dez eixos do Centro de Lideranças Públicas, que terá um comitê de monitoramento para “alcançar o ecossistema empreendedor e deixar o Estado mais competitivo”, afirmou. Paralelo a isso, também a reforma tributária deverá impactar a iniciativa e Ernani Polo explicou que este debate, apesar da diversidade das 17 bancadas na Assembleia, será o desafio para buscar a convergência na questão, pois “terá efeito no futuro do RS e teremos que fazer a mediação, ajustes e adequações na reforma tributária”, como aconteceu nas recentes mudanças estruturais nas carreiras do serviço público. “A equalização tributária é necessária”, assegurou. Polo considera que a medida poderá evitar perdas de cadeias produtivas, como aconteceu com o protagonismo do setor coureiro-calçadista. Isso se aplica para o setor leiteiro e agroindustrial. "Temos que tornar o RS mais competitivo”, enfatizou.
 
Polo também abordou a desburocratização como ação para promover o desenvolvimento, tema que pertence a projeto de lei de sua autoria e que busca desmontar a lógica da dúvida promovida pelo Estado contra o cidadão. A ideia é deslocar os conflitos para as Câmaras de Conciliação, buscando evitar a judicialização. E também instituir prazos para o estado em relação ao cidadão, tudo para evitar que o empreender tenha prejuízos aguardando licenças que dependem de autorização do Estado, explicou.
 
Recuperar estradas
A infraestrutura também terá espaço na agenda do novo presidente, buscando viabilizar ligações asfálticas ou recuperação de trechos pavimentados. “Estamos na 18ª posição entre os estados e temos que evoluir”, disse o parlamentar, que defende a criação de um fundo estadual específico para assegurar recursos financeiros para a manutenção das estradas estaduais.
 
Outras questões, como o pagamento das URVs, dependerão de decisão da Mesa Diretora e da gestão compartilhada. E em assuntos envolvendo os outros poderes de Estado, como Judiciário e Ministério Público, Ernani Polo acredita na preservação da autonomia e independência de cada um deles, preservando a harmonia de todos para avançar. Ele ainda pretende incentivar projetos culturais com repercussão na música e nas tradições gaúchas, assim como a ampliação dos espaços das mídias do interior do Estado.

Composição da Mesa Diretora

Titulares
Presidente: Ernani Polo (PP)
1º Vice-presidente: Zé Nunes (PT)
2ª Vice-presidente: Franciane Bayer (PSB)
1º Secretário: Gabriel Souza (MDB)
2º Secretário: Dirceu Franciscon (PTB)
3ª Secretária: Zilá Breitenbach (PSDB)
4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)

Suplentes
1º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)
2ª Suplente de Secretária: Fran Somensi (Republicanos)
3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)
4º Suplente de Secretário: Carlos Búrigo (MDB)

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br