MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Esportes

Saída de Badico, busca por novo treinador e divergências de futebol

Publicada em 06/02/2020
Saída de Badico, busca por novo treinador e divergências de futebol | Esportes | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Treinador discordou de ideias de futebol

Antes mesmo de iniciar, a Divisão de Acesso já tem sua primeira baixa na casamata. E é no estádio Pedra Moura. Por volta das 20h30min de terça-feira, o técnico Rinaldo Lopes Costa (Badico) se reuniu com a diretoria jalde-negra e pediu seu desligamento do cargo. Menos de uma hora depois, o próprio profissional se manifestou, publicamente, sobre a decisão, em suas redes sociais. No texto, fica claro que a razão tem como justificativa principal divergências de futebol com diretores e investidores. Contudo, a conversa desenvolveu-se de forma pacífica, sem declarações e ofensas nos bastidores.
Além de Badico, foram desligados mais dois membros da comissão técnica: o auxiliar técnico, Sílvio Rogério da Silva, e o preparador de goleiros, Sandro Islabão. O massagista Deividi Rosa, funcionário do clube, permanece. No caso do preparador físico, Rafael Fernandes, e do analista de desempenho, Tiago Pasini, ambos serão responsáveis pela transição até a chegada do novo treinador. Inclusive, Rafael e Tiago conduziram o treinamento com o elenco, ontem à tarde. A permanência deles dependerá da política do novo técnico contratado, se ele trará ou não, consigo, outros profissionais.
Assim que Badico comunicou sua saída, vários torcedores do São Paulo de Rio Grande pediam, nas redes sociais, sua contratação para o clube. E paralelo à declaração de Badico, circulou um boato de que o técnico do São Paulo, China Balbino, estaria de saída. Mas, ontem à tarde, a diretoria do São Paulo tratou de desmentir a informação. Ou seja, uma eventual ida de Badico para o São Paulo não passou de mera especulação.

Paulo Baier é cogitado

Virando a página, ontem pela manhã, a diretoria fez os primeiros contatos para possíveis substitutos de Badico. O primeiro nome que surgiu foi o ex-zagueiro Bolívar, que treinou o Brasil de Pelotas, na série B do Brasileirão, em 2019. Entretanto, a conversa não teria ido adiante. E o segundo, Márcio Nunes, que assumiu o Bagé na Divisão de Acesso de 2019, após a demissão de Michel Neves na estreia. No entanto, o profissional alegou estar feliz no Grêmio Anápolis, da série A goiana, e a negociação não teve prosseguimento.
À tarde, uma série de nomes surgiram. O comentário com mais força foi em relação ao ex-meio campista Paulo Baier. Inclusive, foram abertas conversas entre a direção e o profissional, que, como técnico, acumula passagens por Toleto-PR, Próspera-SC e Brusque-SC. Até o fechamento desta edição, a negociação ainda não tinha sido concretizada. Quanto ao jogo-treino com o Fronteira, de Rivera, previsto para este domingo, às 16h, no estádio Pedra Moura, a situação é uma incógnita. Tudo dependerá do novo treinador.

Técnico discordou de ideias

Alegando não ter a intenção de criar ainda mais polêmica, Badico optou que sua versão sobre o fato fosse baseada na nota que publicou nas redes sociais. No texto, enalteceu a campanha obtida na Copa Seu Verardi e todo apoio de torcedores, dirigentes, atletas e companheiros de comissão técnica. Porém, usou como justificativa para o pedido de desligamento "divergências com o investidor do clube".
"Infelizmente, quando não temos organização sólida e principalmente confiança no planejamento pensado, não podemos continuar no comando. Algumas divergências com o investidor do clube, no qual tenho o maior respeito, pois faz muito pelo mesmo, me fizeram não dar continuidade no projeto. Tenho meus princípios, meu planejamento e principalmente seriedade, profissionalismo comprometimento e cobrança no trabalho, ainda mais no ano do Centenário do clube. Desejo sucesso ao clube e principalmente peço que a torcida nunca deixe de apoiar", frisou em trecho da nota.

"Temos um método de trabalho e ele não concordou", afirma Alcalde

Procurado pela reportagem, o presidente Rafael Alcalde deixou claro que a conversa com Badico foi conduzida de forma pacífica. A justificativa que ele relata ter recebido vai ao encontro da manifestação do treinador. "Ele não concordava com o método de trabalho de ter vários jogadores. E na tarde de ontem (terça-feira) chegou mais um zagueiro e outros dois para testes, sem o aval dele. Mas essa é a política do clube. Desde o início, dissemos que iríamos trazer jogadores para testes, até porque, temos que ter jovens no elenco. Quanto à parceria que há com o clube, o Badico sabia desde o início da Copinha. Havia uma intenção de dispensas, mas em 10 dias achamos pouco para mandarmos alguém embora. Porém, decidimos tudo com tranquilidade", ressalta.

Desconforto com chegada de zagueiro

Um dos fatores que gerou desconforto na relação foi a chegada, no final da tarde de terça-feira, do zagueiro Mendonça, 24 anos, com passagens por Nova Prata; Grêmio-B; São Borja e São João de Ver, de Portugal. A negociação foi intermediada pelo diretor-executivo Rodrigo Trindade, com a parceria do empresário Pablo Bueno. Contudo, a iniciativa foi tomada exclusivamente pela diretoria, sem passar pelo crivo de Badico. E coincidentemente, Badico, na mesma tarde, em entrevista à imprensa, elogiou a atuação dos zagueiros Sílvio Carrasco, Wendell e Júnior Sergipano, na vitória por 1 a 0 sobre o Tarumã, em jogo-treino no final da tarde de sexta-feira, em Candiota.

"Apenas pensamos diferente", declara Rodrigo Trindade

Por ter sido citado indiretamente no posicionamento de Badico, a reportagem buscou um posicionamento do diretor executivo Rodrigo Trindade. Sobre a divergência com Badico, o profissional enfatiza que se limitou somente às ideias de futebol. "Tenho muito respeito e admiro muito ele. Apenas pensamos diferente em algumas ideias. Tudo que estão falando, de que brigamos, é mentira. Não tenho nada a reclamar, somente agradecer. Tanto que por onde eu for, falarei bem dele. Me ajudou e me ensinou bastante. Porém, ele tinha uma ideia e eu, outra. Então, o Badico optou que cada um seguisse o seu caminho", relata.

Galeria de Imagens
Leia também em Esportes
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br