MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Curso de Nutrição da Urcamp marca presença na Feira Orgânica de Bagé

Publicada em 10/02/2020
Curso de Nutrição da Urcamp marca presença na Feira Orgânica de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Acadêmicas orientaram população para o consumo saudável de alimentos durante Feira

No domingo, o largo do Centro Administrativo de Bagé sediou a 3ª edição da Feira Orgânica. Destinado a fomentar e incentivar a produção local, além do consumo e comercialização de alimentos saudáveis, sem a presença de aditivos químicos, o evento contou com a participação de uma equipe do curso de Nutrição da Urcamp. E, na ocasião, a coordenadora da graduação, Mônica Palomino, destacou a importância deste segmento para a saúde da população.

“Um tempo atrás as pessoas não se preocupavam tanto com alimentação orgânica. E assim, o que aconteceu? Mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso, e principalmente as crianças. Existe uma epidemia da obesidade, uma transição nutricional, por uma inversão. Até as décadas de 70, 80, preocupava muito a desnutrição”, lembrou ao destacar que, com isso, a intenção era garantir o consumo de mais e mais alimentos, mas nem sempre com o cuidado necessário. “O consumo excessivo de produtos com a presença de químicos causa dano celular, anomalias e doenças”, alertou.

Por outro lado, Mônica argumentou que a Feira Orgânica cumpre um papel importante para reverter o cenário, através da conscientização da população para o consumo correto de alimentos, mas também por facilitar o acesso a tais produtos. “Eventos como este são oportunos para estimular a alimentação adequada. E à medida que aumenta a demanda, aumenta a oferta. E, hoje, o consumidor está mais exigente. Ele não lê mais apenas a validade que está no rótulo, mas a composição do produto”, sustentou ao atestar que o produto orgânico “está livre de qualquer alteração.

Parceria com orientação

No estande montando junto ao da Emater, parceira do curso, como forma de contribuir com informações importantes para uma alimentação saudável, as acadêmicas de Nutrição Elisa Leal Machado e Lenise Fick tiraram dúvidas do público presente a respeito dos itens ofertados na Feira e suas qualidades nutricionais. “Fomos convidados a orientar as pessoas. Apresentamos materiais sobre como prevenir doenças crônico-degenerativas, como diabetes, hipertensão, assim como orientações sobre como organizar alimentos no refrigerador, sobre controle higiênico-sanitário dos alimentos de manipulação”, mencionou Mônica ao antecipar que, no próximo semestre, a graduação desenvolverá estudos com foco sobre alimentos. “E é importante as demandas da secretaria, de agricultores, para que possamos contribuir com a população na busca de soluções. Vamos nos reunir mais vezes e participar mais vezes em eventos como esse. Nosso papel é promover a alimentação saudável”, concluiu ao divulgar que, pela Graduação I, os estudantes do curso podem atuar na busca de soluções que a sociedade apresente.

Organização

Titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), organizadora do evento de caráter regional, Bayard Paschoa Pereira avaliou o evento como ‘positivo’. “Fizemos o evento em fevereiro, um mês em que as pessoas, normalmente, viajam, como forma de avaliar. E as vendas e participação superaram as expectativas. No início da tarde, alguns dos 41 produtores e lojistas já haviam comercializado todos os produtos”, comentou.

Questionado sobre a abertura de espaço para tal segmento, o secretário frisou tratar-se de uma medida estratégica. “Não adianta só estimular a produção, é preciso gerar oportunidades, abrir portas para que o produtor e o consumidor sejam aproximados. Temos estimulado isso e o pedido é por mais edições”, relatou.

Sobre a participação do curso de Nutrição, frisou ser uma parceria importante. “Queremos fortalecer isso. Entre abril e maio teremos a próxima Feira e pretendemos expandir este elo”, concluiu.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br