MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diocese de Bagé realiza ações para canonização de Sepé Tiaraju

Publicada em 13/02/2020
Diocese de Bagé realiza ações para canonização de Sepé Tiaraju | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estampa foi elaborada por um artista

No aniversário de 264 anos da morte de Sepé Tiaraju, a comissão pró-canonização do líder guarani iniciou as ações públicas para divulgar o personagem histórico e fundamentar sua profunda relação com a fé cristã. No dia 7 de fevereiro, por exemplo, foi realizado, em São Gabriel, um evento com visitas aos locais onde Sepé foi martirizado e 1,5 mil de seus companheiros massacrados três dias depois.

De acordo o padre Alex Klopenburg, que integra a comissão da causa da beatificação de Sepé Tiaraju, entre as atividades, foram realizadas uma palestra e visita no local onde Sepé foi morto. Além disso, foram distribuídas orações. O religioso salienta que a prece foi composta pelo bispo de Bagé, dom Frei Cleonir Dalbosco, pró-canonização.

A Diocese de Bagé prevê, para 2020, a abertura do inquérito diocesano para a causa da beatificação, em conformidade com a Instrução Sanctorum Mater (Mãe dos Santos), documento que instrui a realização dos inquéritos diocesanos nas causas dos santos, publicado pela Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, em 2007.

O pedido de beatificação e canonização de Sepé partiu de Bagé, através do bispo, hoje emérito, Dom Gílio Felício. Em 2018, o Vaticano reconheceu a santidade de Sepé Tiaraju, que na devoção popular já é Santo (São Sepé), como guarani cristão e católico, morto na defesa do seu povo contra dois impérios.

O Vaticano acolheu e liberou para seguir o processo e que Sepé já podia ser invocado como "Servo de Deus", que é o primeiro passo para à "beatificação", e depois à "canonização".

Segundo Klopenburg, no dia 25 de fevereiro, será realizada a Romaria da Terra no município de Mormaço, diocese de Cruz Alta. O evento acontece desde 1978. Na data, será distribuído o prospecto impresso onde se apresenta a imagem produzida por um artista popular em um dos lados e, no verso, a oração.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br