ANO: 25 | Nº: 6488
13/02/2020 Fogo cruzado

Empregos com construção de nova usina em Candiota na mira

Foto: Patrícia Leal/Especial JM

Executivos da Copelmi detalharam projeto, ontem, ao prefeito de Bagé
Executivos da Copelmi detalharam projeto, ontem, ao prefeito de Bagé
O roteiro de reuniões iniciado, segunda-feira, por executivos da Copelmi com o objetivo de apresentar, aos prefeitos da região, o projeto que prevê a construção da Usina Nova Seival, em Candiota, chegou, ontem, a Bagé, quando Davi Souto e Ricardo Lessa conversaram com Divaldo Lara.
A exemplo do que haviam exposto para os prefeitos Adriano Castro dos Santos, de Candiota, e Renato Machado, de Hulha Negra, os representantes da empresa detalharam o empreendimento. "Estamos retomando o projeto, conversando com as lideranças. Queremos apresentar à comunidade em uma audiência pública", resumiu Lessa.
Mas acima do que a obra representa em termos de ampliação da presença do carvão na matriz energética nacional, pelo menos para Bagé e Hulha Negra o que mais pode trazer benefícios imediatos é a abertura de novos postos de trabalho. Como detalhado na edição de ontem, do Jornal Minuano, somente para a construção, a estimativa é de quatro mil empregos. No caso de Candiota, que sediaria sua terceira usina em operação, além disto, ainda existe a possibilidade de uma expansão considerável da receita com tributos.
Por meio de nota, a Prefeitura de Bagé emitiu uma posição de Divaldo, ressaltando o potencial carbonífero da região. "A avaliação que fazemos é que as questões ambientais tendem a andar de forma mais ágil no Brasil", destacou, lembrando o crescimento que um projeto deste porte proporciona à região. Para a Rainha da Fronteira, polo da Campanha gaúcha, a exemplo do que ocorreu quando da construção da Fase C, da Presidente Médici, da CGTEE, e da Pampa Sul, da Engie, outros setores também devem ganhar em termos de arrecadação, como o setor imobiliário (já que muitos trabalhadores de fora acabam residindo na cidade).

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...