MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Museu Dom Diogo recebe doação de bíblia inglesa de 170 anos

Publicada em 13/02/2020
Museu Dom Diogo recebe doação de bíblia inglesa de 170 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Livro sagrado reuniu pensamentos de duas religiões conflitantes

Para resguardar a memória de uma mestre querida e a história carregada por uma bíblia de mais de 150 anos, o médico nefrologista Gerson Luís Barreto de Oliveira doou o item para compor o acervo do Museu Dom Diogo de Souza nesta semana.
Esta não é a primeira doação que Oliveira realiza para a instituição. Há cerca de cinco anos, repassou a gravura "Pilão", de autoria do artista integrante do Grupo de Bagé, Glênio Bianchetti. A obra permaneceu, por muitos anos, no clássico Restaurante Bianchetti, que atravessou décadas da história da Rainha da Fronteira. De propriedade da família de Oliveira, o médico realizou a doação da para compor o acervo do Museu da Gravura Brasileira. Atualmente, a obra está disponível para visitação na Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, onde permanece até março em exposição com parte do acervo cedido pelo Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fundação Attila Taborda/Urcamp.
Sobre a última doação realizada, o médico, que também é colunista do caderno Ellas, suplemento semanal do Jornal MINUANO, explica que trata-se de uma bíblia que data da década de 1850, ou seja, é uma relíquia centenária conservada no seio da família da professora Inês Baquè Simões Pires. Uruguaia casada com brasileiro, parente distante do avô de Oliveira, Inês era professora de línguas e ensinava Inglês, Francês e Espanhol. Até o final da vida, manteve relações próximas com os ex-alunos, como o próprio Oliveira.
A peça histórica foi presenteada ao médico em 1986, em seu aniversário de 20 anos, pela então professora, Inês. Desde então, o médico a manteve carinhosamente guardada, como uma lembrança da amiga querida. Trata-se de uma bíblia da versão Common Prayer, instituída no reinado do rei James, (por isso também conhecida como Bíblia do Rei James), no início do século XVII, reunindo a visão católica e protestante da fé cristã, arrefecendo, assim, a animosidade entre as duas religiões.
A bíblia doada em questão data de 1852 e está em perfeitas condições, em capa dura com selo de metal. "Para mim é uma lembrança muito querida, mas para o Museu é um item ainda mais significativo", afirma.
Além da Bíblia, Oliveira doou, também, cartas escritas a próprio punho por embaixadores da França, Espanha e Uruguai para a professora, durante celebrações organizada por ex-alunos. A embaixada da Espanha enviou, inclusive, uma foto autografada da rainha Sofia de Bourbon. A Embaixada da França enviou presentes e o próprio Embaixador do Uruguai veio até Bagé saudar a mestra. Também foi recebida carta do Embaixador da Inglaterra. Contudo, esta não foi encontrada para ser entregue ao acervo do Museu.
Quem quiser conhecer a peça doada e os demais itens do acervo do Museu Dom Diogo pode visitá-lo de terça a sexta-feira, das 14h às 19h30min, e, aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br