ANO: 26 | Nº: 6527
15/02/2020 Cidade

Curso gratuito de qualificação profissional atenderá 40 jovens carentes em Bagé

Foto: Viviane Becker

Primeira aula ocorreu, na quarta-feira, na Aciba
Primeira aula ocorreu, na quarta-feira, na Aciba
Cerca de 40 jovens determinados e que têm em comum uma grande vontade de crescer se reuniram, na noite de quarta-feira, na Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), para a primeira aula do curso gratuito de qualificação profissional desenvolvido pela ONG Juntos na Prevenção.

De acordo com o fundador da ONG e coordenador do curso, Rodrigo Fialho, 94 pessoas acima de 16 anos, de baixa renda e que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, se candidataram à vaga para o curso de educação profissional.

O coordenador explicou que, ao longo do ano, o curso contemplará três turmas, ou seja, todos os que se candidataram, e ficaram como suplentes, terão oportunidade de participar, já que uma nova turma terá início na segunda quinzena de abril. O perfil dos participantes do curso são alunos do Ensino Médio, Técnico e ou Superior, de classe média baixa, que foram selecionados através de cadastro social onde a renda per capta não deveria ultrapassar dois salário mínimos. Nesse curso, o candidato aprende sobre elaboração de currículos, ética, cidadania, empreendedorismo, postura profissional, vocações, planejamento para o mercado de trabalho, marketing, dicção, desinibição e oratória.

A capacitação deve ser concluída na primeira quinzena de abril e, ao conquistar um emprego, o jovem já estará automaticamente inscrito em um segundo curso gratuito de finanças e empreendedorismo, que visa ensinar como administrar o dinheiro e investir.

Parceria
O curso consiste na primeira ação da ONG em parceria com a Aciba que, a partir de 2020, estarão unindo forças para oferecer aos jovens da cidade o conhecimento e preparo necessário para subir um novo degrau em sua vida profissional.

"Para a ONG é uma grande conquista essa parceria com a Aciba, onde poderemos encorpar o curso de qualificação que já vem ocorrendo desde 2016. Em 2019, mais de 100 estudantes foram encaminhados ao mercado de trabalho, entre estágio, jovem aprendiz e CLT. Este ano, a expectativa é que esse número seja ainda maior", salientou Rodrigo.

O presidente da Associação, Pedro Ernesto Cappioti Obino, reforça que a parceria se constitui com o objetivo de fomentar o empreendedorismo nos jovens que estão em inicio de formação profissional, além de contribuir com esse importante projeto social de relevância na cidade. "Acreditamos que o curso pode fazer a diferença na vida dos jovens e também para as empresas que poderão contratar profissionais mais preparados", reforçou.

Estágios

Para a coordenadora do Programa de Estágio da Aciba, Natália Maschendorf, a parceria irá potencializar o banco de cadastro de estudantes que estarão disponíveis para contratação imediata das empresas locais. Informações sobre vagas de emprego para estudantes e candidatos a estagiários podem ser obtidas pelo telefone 3242-5022 ou pelo Whats 99922-7172.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...