MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Reunião em Aceguá formula carta pedindo revisão da PEC que extingue municípios

Publicada em 15/02/2020
Reunião em Aceguá formula carta pedindo revisão da PEC que extingue municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo de representantes formulou documento

A primeira reunião, deste ano, do Fórum Regional de Desenvolvimento, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens, constituído pelos municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado, Pedras Altas, Herval e Piratini, debateu, na manhã de sexta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição ( PEC) do Pacto Federativo, que já tramita no Congresso Nacional e prevê a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes. O encontro proposto pelo presidente da Câmara de Vereadores de Aceguá, Edmundo Pickler , formatou um documento denominado “Carta de Aceguá”.

Conforme a secretária da Câmara de Vereadores do Município e integrante do Fórum, Liziane Jardim, o documento formulado será entregue aos deputados federais e senadores. “Temos o objetivo de buscar apoio para que, pelo menos, sejam revistos os critérios definidos na PEC que levarão a extinção destes municípios”, disse. Conforme ela, o Fórum quer, com essa medida, evitar um grande retrocesso no desenvolvimento dos municípios atingidos caso a PEC seja aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República.

A PEC prevê que mais de 1,2 mil municípios com menos de cinco mil habitantes e que não arrecadem mais de 10% de receita direta em relação a receita total, poderão ser extintos, voltando a ser reanexados no Município Mãe ou no Município vizinho, no caso de Aceguá, voltaria a integrar o território de Bagé, ou seria anexado a Hulha Negra ou a Candiota.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br