MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

TCCs de acadêmicos da Urcamp são destaque em revista científica internacional

Publicada em 15/02/2020
TCCs de acadêmicos da Urcamp são destaque em revista científica internacional | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ártico e Gizele (acima) e os doutores Clarindo e Ana Paula (abaixo)

Pela segunda vez desde 2018, um trabalho de conclusão de curso de acadêmicos da Urcamp vai parar nas páginas de uma das mais importantes revistas científicas que aborda o estudo da poluição ambiental mundial, a “Water Air & Soil Pollution”. O trabalho em questão foi desenvolvido pelo egresso do curso de Farmácia da instituição, Leonardo Ártico, sob orientação da professora Ana Paula Simões Menezes.

Atual doutorando da Unicamp, Ártico, enquanto ainda acadêmico da Urcamp, começou a desenvolver o tema “Efeitos citotóxicos, genotóxicos, mutagênicos e fitotóxicos dos extratos de Eragrostis plana Nees, 1841 (Poaceae), cultivado em uma região contaminada por carvão” como trabalho de conclusão de curso.

A professora orientadora relata que o objetivo da pesquisa é avaliar o potencial bioindicador de Eragrostis plana Nees (capim-annoni) utilizando o Sistema Allium cepa, comparando planta exposta e não-exposta à região impactada pelo processamento do carvão mineral. “Foi possível identificar que o capim anoni, cultivados no meio de região carbonífera, tem potencial bioacumulador, sendo um novo modelo biomonitor para região exposta a poluentes do carvão. O anoni é uma praga do campo. Mas através da pesquisa, conseguimos apontar esta utilidade para a espécie vegetal”, explica.

A professora Ana Paula explica, ainda, que o modelo A. cepa é um teste de biomonitoramento ambiental acessível economicamente, confiável e que complementa outros ensaios na área de genotoxicidade e mutagenicidade.“A pesquisa implementada no laboratório da Urcamp de forma acessível tem valor científico reconhecido pelas revistas por ser confiável”

A pesquisa teve colaboração do professor Dr. Wellington Ronildo Clarindo, do Departamento de Genética da Universidade Federal de Viçosa, e de Gizele Kömmling, ex-aluna do Curso de Farmácia e que também publicou seu trabalho de conclusão de curso, sob o tema “Efeitos toxicológicos das águas superficiais expostas ao carvão – Contaminação no sistema de teste Allium cepa”, na mesma revista no ano de 2018.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br