MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé entra na sexta rodada de concessão de aeroportos nacionais

Publicada em 18/02/2020
Bagé entra na sexta rodada de concessão de aeroportos nacionais | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Futuro do Comandante Kraemer começará a ser decidido em 9 de março

Depois de ser aprovada, na semana passada, pela diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi aberta a consulta pública para participação social no processo da 6ª rodada de concessão de aeroportos, onde o Comandante Kraemer, de Bagé, está inserido, no bloco Sul, que deve ter a primeira reunião pública em Curitiba, no dia 9 de março.

Além da consulta documental on-line, a Anac realizará quatro sessões presenciais, sendo a primeira em Goiânia e as demais em Manaus, Curitiba e Brasília. Os documentos da Consulta Pública nº 3/2020 estarão disponíveis no Portal da Anac assim que a abertura de consulta pública estiver publicada no Diário Oficial da União. As contribuições poderão ser encaminhadas até o dia 1º de abril de 2020, por meio de formulário que será disponibilizado no mesmo endereço eletrônico.

Ao todo, serão leiloados 22 aeroportos em três blocos regionais definidos conforme a localização geográfica. Juntos, os terminais respondem por 11% dos passageiros pagos movimentados no mercado brasileiro de transporte aéreo. Em 2019, foram 23,9 milhões de embarques e desembarques. A duração dos contratos de concessão de todos os aeroportos é de 30 anos.

Esta 6ª rodada propõe regulação flexível, compatível e proporcional ao porte de cada aeroporto em relação a tarifas, investimentos e qualidade dos serviços. A exigência quanto ao nível de serviço será aderente à realidade de cada aeroporto, sem que se abra mão de um melhor atendimento ao usuário.

Assim como na última rodada, um mesmo proponente pode arrematar os três blocos e não há participação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A concessionária deverá ter em sua composição um operador aeroportuário com, no mínimo, 15% de participação societária e experiência de um ano no processamento de pelo menos 1 milhão de passageiros para os blocos central Norte, e 5 milhões de passageiros para o bloco Sul.

O bloco Sul, a qual Bagé está vinculado, é composto por mais oito aeroportos: Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A contribuição inicial mínima é de R$ 516,2 milhões, com valor estimado para todo o contrato da concessão de R$ 8,9 bilhões.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br