MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Manutenção de antigo reservatório depende de interligação do novo com as adutoras

Publicada em 18/02/2020
Manutenção de antigo reservatório depende de interligação do novo com as adutoras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Processo licitatório para compra de materiais deve ocorrer em março

Em agosto do ano passado, entrou em operação o novo reservatório de água de Bagé. Com capacidade de quatro milhões de litros e tecnologia norte-americana, o equipamento está um uso, porém ainda não realiza a distribuição direta para a rede. Por isso, ainda não é possível realizar limpeza e manutenção do antigo reservatório - que faz parte dos planos do Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb).
De acordo com informações encaminhadas pela assessoria de imprensa do Daeb, o novo reservatório está interligado ao antigo. Contudo, não está ainda interligado nas adutoras. Assim, o reservatório antigo ainda não pode ser desativado para manutenção, já que é o responsável direto por distribuir a água para as adutoras. Ou seja, para realizar a manutenção, a cidade teria que ficar sem abastecimento.
Um processo licitatório para a compra das peças da obra da interligação está em fase interna final, segundo informações da autarquia. A publicação do edital deve sair na primeira semana de março.
Com investimento total de R$ 3.200.409,40, o novo reservatório busca sanar uma demanda histórica, já que o antigo reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) possui mais de 100 anos, não suportando mais a demanda da cidade.

Limpeza programada

Após constantes reclamações de alteração da cor da água por parte dos usuários, o corpo técnico da autarquia reuniu-se, ontem, com o objetivo de amenizar a alteração da coloração da água que vem ocorrendo em alguns pontos da cidade. De acordo com as informações repassadas pelo setor de comunicação, o problema deve-se ao aumento do calor e diminuição dos níveis das barragens e dos reservatórios.
Desde a semana passada, o Daeb já está adicionando o produto ortopolifosfato após o tratamento da água, a fim de amenizar a situação. Além disso, os técnicos da autarquia intensificaram o monitoramento da água na rede e foram em mais de 30 residências cujos proprietários reclamaram da cor da água diretamente ao Departamento. Nestas visitas, a água é coletada para análise e o resultado é informado ao morador.
Como próximas medidas para amenizar o problema estão o expurgo em alguns pontos da tubulação ao longo da cidade e a limpeza de determinados reservatórios. Hoje pela manhã, por exemplo, será a vez do reservatório da "Curva da Morte". Em razão disso, poderá haver interrupções no abastecimento em alguns pontos de Bagé. As visitas podem ser solicitadas através dos telefones 08005102219 e 115 ou diretamente na ETA, pelo telefone (53) 3241 4236.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br