MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Multas a bancos, em Bagé, somam R$ 30 milhões desde 2017

Publicada em 18/02/2020
Multas a bancos, em Bagé, somam R$ 30 milhões desde 2017 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Do valor total, somente R$ 3,5 mihões foram pagos em 37 meses

Desde 2017, quando foi instituída a Lei 5859/17, que estabelece o tempo máximo de espera nas filas dos bancos, a Prefeitura já aplicou um total de R$ 30 milhões em multas. O balanço foi divulgado, ontem, pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI), que passou a ser responsável pela fiscalização.
De acordo com o titular da SDI, Bayard Paschoa Pereira, desde o início das efetivas atividades, junto aos bancos, pode ser percebida uma melhora nos serviços de atendimento. Ele argumenta, também, que as filas que se formam para abertura de contas, empréstimos, áreas como FGTS ou PIS/PASEP e outras não são contempladas nas legislações vigentes no país. "Trabalhamos constantemente na fiscalização. Os números de denúncias diminuíram, apesar de o tempo de espera nas filas de banco ainda ser o principal motivo de autuação nas agências", relata.
Dos R$ 30 milhões em multas, segundo o balanço divulgado, foram pagos, pelos bancos, em 37 meses mais de R$ 3,5 milhões. "As multas, praticamente em sua totalidade, são recorridas judicialmente. Temos, hoje, mais de R$ 28 milhões tramitando com recurso dos bancos", diz Bayard.
O titular da pasta explica que a legislação permite apenas a fiscalização do serviço dos caixas e que, de acordo com a Lei, considera-se como tempo razoável para atendimento 20 (vinte) minutos nos caixas de atendimento ao público em geral em dias normais e até 30 (trinta) minutos em véspera ou após feriados prolongados e dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais.

Como denunciar?
Conforme a Lei 5859/17, as agências bancárias devem distribuir fichas de atendimento para os usuários, constando o dia e o horário do ingresso na agência bancária e o do efetivo atendimento por ocasião da chegada ao Caixa, devendo ser por marcação eletrônica ou mecânica. Caso o usuário se sinta lesado com a demora do atendimento, deve se dirigir à sede da SDI com o comprovante de atendimento. A Secretaria funciona na Caetano Gonçalves, nº 1.151, das 8h às 14h.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br