ANO: 25 | Nº: 6486
19/02/2020 Economia

Venda de imóveis aquece em Porto Alegre

Foto: Pixabay

Conheça os detalhes do mercado imobiliário e saiba como aproveitar o momento
Conheça os detalhes do mercado imobiliário e saiba como aproveitar o momento

Está procurando por casas à venda em Porto Alegre? Então este pode ser o momento ideal para fechar negócio se o seu objetivo for se estabelecer no Sul do país. No Rio Grande de Sul, a capital Porto Alegre vem se recuperando após um período de crise com opções vantajosas que prometem alavancar o desempenho do mercado imobiliário e claro, os resultados que você procura.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) tem ocorrido o fenômeno da migração na cidade. O Centro Histórico segue como uma região tradicional, ainda como a primeira opção daqueles que procuram um imóvel. Com o crescimento da família, a tendência é se deslocar para outras regiões, permitindo uma renovação na utilidade dos imóveis disponíveis.

Bairros de classe média alta como Bela Vista e Três Figueiras estão dando vez a regiões com mais áreas disponíveis para construção como a Zona Sul, que vem apresentando crescimento com os condomínios horizontais.

E esse comportamento se reflete nos números. Dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) mostram que a venda de imóveis no país num geral tem apresentado saldo positivo. Em 2018 entre lançamentos e venda de imóveis foram 89.642 e 104.590 novas unidades, que representam um aumento de 30,3% nos lançamentos. Já na capital do Rio Grande do Sul foram 3.716 unidades negociadas, com 6,72% em relação ao mesmo período do ano passado.

Outro estudo realizado pela consultoria Alphaplan Inteligência de Mercado mostrou o Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário, que avalia a confiança dos participantes do setor tem se elevado. O ânimo do mercado vem se recuperando, principalmente com o último trimestre do ano passado e a confiança estabeleceu um novo recorde até então visto apenas no ano de 2015. Agora que você já obteve um panorama geral do mercado, saiba como aproveitar os imóveis em Porto Alegre e encontrar o que mais tem a ver com você e a sua necessidade. Confira:

 

Valorização dos imóveis

Decorrente do otimismo que vem sendo compartilhado no mercado, como mostramos mais a cima, este deve ser um período de valorização dos imóveis disponíveis. Na prática isso significa que após os movimentos de recuperação da economia, principalmente nos últimos dois anos, o mercado tende a ficar mais estável. Desta forma, a aquisição de novos imóveis deve com isso ser facilitada entre os interessados. A previsão dos especialistas é de que a inflação apresente queda e como isso as taxas de juros venham a ser reduzidas, o que impacta diretamente em novos contratos para a aquisição de imóveis. Assim o cenário se consolida de forma mais positiva e oferece estabilidade no preço dos imóveis. Com recursos provenientes do emprego, diferentes opções de financiamento e programas sociais, a confiança do trabalhador cresce e estimula a conquista do imóvel ideal.

 

Opções em oferta de crédito

Outro atrativo que aparece com este momento positivo do mercado sem dúvida são as possibilidades quando o assunto é linha de crédito imobiliário. As operações disponíveis para o mercado imobiliário devem ficar ainda mais facilitadas com novas ofertas a caminho. Isso porque a taxa Selic, como outras taxas de juros da economia devem apresentar queda. Este fenômeno deve beneficiar tanto consumidores, quanto investidores que aparentam estar mais seguros em realizar movimentações de crédito. E claro, tudo isso quando somado impacta no poder de aquisição, seja para compra ou aluguel, dos interessados. Quando o assunto é imóveis à venda em Porto Alegre por exemplo, a Caixa Econômica Federal estipulou a chamada taxa referencial, fixada em 7,5% para linhas de financiamento imobiliário. Outro movimento que também tem puxado o mercado é o programa Minha Casa, Minha Vida, que tem gerado uma expectativa positiva principalmente junto ao desempenho da construção civil. Desta forma, o mercado imobiliário tem retomado o crescimento, em um primeiro momento a longo prazo, mais que apresenta uma nova luz para aqueles que buscam o seu imóvel de forma a alinhar as expectativas e necessidades na lei da oferta e da demanda do setor.

 

Imobiliárias em Porto Alegre

Outra novidade para quem busca apartamentos em Porto Alegre e que está alavancando os resultados no setor são o aumento da venda de empreendimentos pela internet. O auxilio que a internet vem trazendo ao mercado em geral já não é mais novidade para nenhum usuário, principalmente para aqueles que fazem parte do mercado imobiliário. Antes de realizar a buscar na rua, junto ao corretor, os clientes tem preferido dar um breve consultada nas opções anteriormente a fim de mapear o nível das opções disponíveis, estabelecer um parâmetro de preço, direcionar de uma forma melhor as buscar, além de filtrar as opções de acordo com as necessidades como preço, localização e espaço. Desta forma, é importante que o imóvel está presente também no ambiente da internet, com a maior quantidade de informação possível, que sirva como base para atrair a atenção dos usuários e assim levá-lo até o agendamento de uma visita presencial por exemplo. Mas é claro que as imobiliárias também estão de fora desta jornada de consumo do mercado imobiliário, pelo contrário. Pois é nela em que se encontram os profissionais especialistas responsáveis por fazer a ponte entre cliente e proprietário de forma segura e eficaz. Após realizem suas próprias pesquisas, os interessados já chegam mais preparados e com uma visão melhor daquilo que desejam, facilitando a procura e melhorando os números do mercado. No mercado de luxo por exemplo, o cenário positivo prevalece. Uma imobiliária em Porto Alegre, atenta a este processo projeta para ano de 2020 cerca de R$ 240 milhões em vendas, o que representa um aumento de 28% nas vendas em comparativo com o ano de 2019. E mesmo em um segmento com um alto poder aquisitivo, a motivação se mantem a mesma: forte redução das taxas de juros, financiamentos imobiliários e claro, melhora na economia.

 

Curtiu este post? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam encontrar o imóvel ideal

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...