ANO: 26 | Nº: 6540
21/02/2020 Cidade

Bagé intensifica campanha contra assédio no carnaval

Foto: Divulgação

Campanha foi intensificada no carnaval
Campanha foi intensificada no carnaval

A campanha "Não é Não!", movimento nacional que tem como objetivo dar visibilidade e combater os casos de assédio, foi intensificada, este mês, pela Coordenadoria da Mulher de Bagé. O órgão está reforçando as atividades em locais públicos e, principalmente em praças e espaços onde há aglomeração de público. Outro órgão que também aderiu à iniciativa é o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que, a cada atendimento realizado, distribui um adesivo.

Conforme a coordenadora da Mulher, Cândida Navarro, Bagé aderiu à campanha Não é Não! em 2018 e, durante todo o ano, são realizadas ações em escolas, além de grupos de conscientização. Ela ressalta que, durante a folia, a mobilização se intensifica em virtude da elevação de denúncias. "Neste período há um aumento no assédio. Não importa a roupa que a mulher esteja usando, nem se está bebendo, isso não é um atestado para que o homem avance o sinal", ressalta.

Cândida destaca que o trabalho nas escolas também é 'muito importante'. Ela salienta que são entregues panfletos sobre relacionamentos abusivos e o grupo também enfatiza a importância do respeito, desde a infância, em qualquer relação. "Durante o carnaval, além dos panfletos, colocamos pulseiras nas mulheres com a marca da campanha", comenta.

Outra atividade desenvolvida pela Coordenadoria é o incentivo à criação de grupos reflexivos de homens para que tenham espaço de falar e refletir sobre o tema. Cândida enfatiza que é necessário que haja este tipo de debate para que os homens falem sobre este 'comportamento social e sobre as atitudes machistas'. "O fato é que o homem que comete qualquer ato de violência contra a mulher e é punido não aproveita para fazer reflexão e acaba intensificando a raiva que, na concepção dele, é a causadora da consequência", analisa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...