MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bajeense organiza primeiro Carnaval de Coimbra

Publicada em 21/02/2020
Bajeense organiza primeiro Carnaval de Coimbra | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Grupo de brasileiros reunidos para fazer primeira folia na cidade

Morador de Coimbra, cidade situada no centro de Portugal, o bajeense Rodrigo Deamici Silveira é um dos responsáveis por levar um pouco do espírito folião para a cidade histórica. Junto de amigos, ele realiza a primeira festividade de Carnaval, com direito a muito toque de caixa, bateria e samba no pé.
Silveira conta que chegou à Coimbra para fazer uma especialização em Direito Penal Econômico, há cerca de um ano. Após completar os estudos, decidiu permanecer na cidade portuguesa e investir na música, junto aos amigos que fez durante o tempo de residência para estudos. “É uma roda de samba de amigos que virou um grupo de samba. Essa nossa roda de samba foi ganhando adeptos e virou o Grupo do Beco. O nome é porque, inicialmente, tocávamos pelo chapéu em uma escadaria do ‘Beco do Fanado’, em frente a uma hamburgueria brasileira”, relembra.
A partir disso, Silveira e os demais integrantes do grupo começaram a organizar os próprios eventos para atender a demanda da grande comunidade brasileira que vive na cidade. “Nosso público é majoritariamente brasileiro, mas a parcela portuguesa que aparece normalmente é apaixonada por samba, música brasileira e fica bem encantada com os instrumentos de percussão que não fazem parte da realidade lusitana”, conta.
E assim surgiu a ideia do Carnaval, de levar para terras portuguesas todo o espírito festivo da festa mais tradicional em terras brasileiras. Silveira adianta que as expectativas para o evento são altas, já que centenas de pessoas confirmaram presença na festa nos cinco dias de evento, que será animada com bateria própria montada especialmente para o Carnaval: “É a maior festa brasileira da cidade, sem dúvidas. Já são quase 600 confirmados no evento, o que para as proporções da cidade é enorme, já que a cidade de Coimbra tem 105 mil habitantes, segundo o Censo de 2011”, diz.
Para animar as noites de festas, está programada a participação do Grupo do Beco, com samba, e o grupo Arrastamassa, trazendo o melhor do axé, dois ritmos tradicionais na folia brasileira. Nas tardes de domingo (23) e terça (25), haverá desfile do bloco pela cidade.
Silveira conta que a ideia foi muito bem aceita pelos órgãos, comunidade e comércio. A organização conta com o apoio da União das Freguesias (espécie de associação de bairro que contam com muita influência), e da Associação de de Comerciantes da Baixa de Coimbra, principal e mais antigo bairro da cidade. “Fico muito feliz com esse retorno positivo. Até os gaúchos aqui acham diferente um bajeense nessa posição. Tem toda aquela ideia de que não temos samba, que gaúcho não escuta isso”, brinca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br