MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Farsul aprova manutenção de medidas para retirada da vacina contra aftosa

Publicada em 21/02/2020
Farsul aprova manutenção de medidas para retirada da vacina contra aftosa | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
"Apoiamos a continuidade dos procedimentos para não perdermos os prazos", destacou Gedeão

Em um período em que algumas entidades passaram a se manifestar de maneira contrária à antecipação da retirada da vacina contra a febre aftosa em solo gaúcho, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) decidiu, quarta-feira, durante assembleia, apoiar a continuidade do processo. O placar da votação foi de 53 votos a favor e 11 contrários entre os representantes dos sindicatos rurais.
De acordo com o presidente da Farsul, Gedeão Pereira, os produtores deram "voto de confiança" para a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) encaminhar o pedido e fazer adequações no sistema de defesa animal até agosto, quando haverá consulta final sobre o tema. "Se até lá os requisitos forem cumpridos, bateremos o martelo sobre a retirada da vacina", afirma o dirigente. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Pereira diz que a entidade representa 138 sindicatos, e que 53 dos 64 presentes e aptos ao voto apoiaram a decisão.
A intenção do governo estadual é realizar a última vacinação em março e obter a nova certificação em maio de 2021, junto com o Paraná. A lista envolve 18 recomendações feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após auditoria técnica sobre a qualidade do sistema estadual de vigilância. O relatório foi apresentado ao setor agropecuário em janeiro. "Apoiamos a continuidade dos procedimentos para não perdermos os prazos, e o governo estadual está agora pressionado a cumprir todos os requisitos até agosto, quando teremos nossa posição definitiva", acrescenta Gedeão ao destacar a importância do RS acompanhar as tratativas em conjunto com o Paraná.
A votação ocorreu após três horas de debate com representantes de entidades, técnicos da Seapdr e do Mapa e autoridades. Entre elas, o secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho, e o seu antecessor na pasta, deputado Ernani Polo, atual presidente da Assembleia Legislativa gaúcha. O evento foi realizado no centro de eventos do Hotel Continental, em Porto Alegre.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br