MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hemopel busca doadores para manter estoque de sangue durante o feriadão

Publicada em 21/02/2020
Hemopel busca doadores para manter estoque de sangue durante o feriadão | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Todos os tipos sanguíneos são importantes, com destaque para os tipos RH Negativo

Quem for viajar para Pelotas, Cassino ou proximidades para o Carnaval, nesta sexta-feira, pode aproveitar para colaborar com o aumento do estoque de sangue do Hemocentro de Pelotas. Na manhã de quinta-feira, o Instituto informou, através das redes sociais, sobre a necessidade de doações devido ao baixo estoque de bolsas de sangue para manter durante os quatro dias de folia.
A diretora do HemoPel, Gisele Pinto, destaca que este será o último dia de atendimento antes do fim do feriado de Carnaval. "Hoje atendemos das 7h30min às 18h30min e, depois, só retornamos na quarta-feira, às 7h30min", alerta.
Por isso, a assistente social alerta para a importância da colaboração dos doadores, para que os estoques estejam preparados para manterem-se durante os quatro dias. É importante destacar que o Hemocentro de Pelotas é responsável pelo atendimento de quase 30 municípios na região (todos de abrangência da 3ª e da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde), encaminhando estoques de bolsas de sangue. Para Bagé, são encaminhadas cerca de 200 bolsas de sangue por mês.
Inclusive, o Hemopel coloca um veículo de 14 lugares à disposição para transportar grupos de pessoas interessadas em contribuir com o estoque. Ela destaca, ainda, que os doadores podem procurar auxílio da própria Secretaria de Saúde do município para realizar o transporte. O agendamento do transporte, através da van do Hemopel, pode ser solicitado ao Setor de Captação do Hemocentro, através do telefone (53) 32223002 ou pelo e-mail captacaohemopel@saude.rs.gov.br.
Pode doar quem estiver em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem ter autorização do responsável legal, que deve estar presente durante a doação); pesar 50 quilos ou mais. O limite de idade para a primeira doação é 60 anos. Para doar, é necessário estar alimentado e evitar alimentos gordurosos, tomar bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior, apresentar documento de identificação com foto emitida por órgão oficial (Identidade, CNH, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br