MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Comissão apura que 4,4 mil leis estaduais não constam no sistema digital

Publicada em 26/02/2020
Comissão apura que 4,4 mil leis estaduais não constam no sistema digital | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Documento foi entregue ao presidente da Assembleia pelo deputado Giuseppe Riesgo

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), recebeu, nesta quarta-feira (26), um documento, do deputado Giuseppe Riesgo (Novo), com resultados parciais da Comissão Especial de Revisão Legal, lançada no ano passado. O relatório sugere à Mesa Diretora encaminhar seis diretrizes e soluções técnicas ao Departamento de Consultoria Legislativa da Casa.

Riesgo explicou que o Rio Grande do Sul tem cerca de 16 mil leis ordinárias e complementares. Destas, 4.478 leis já foram analisadas e revisadas. A Comissão também identificou que 4.465 não estão cadastradas no banco de dados digital do Parlamento, o sistema Legis, podendo ser acessadas somente pela biblioteca na Assembleia. "Existem ainda cerca de 1,6 mil a 2 mil leis que foram editadas entre 1835 e 1947, que constam com numeração repetida, pois estas reiniciavam do número 1, anualmente, neste período", acrescentou.

No documento, o parlamentar relata que 38% da legislação gaúcha é passível de consolidação. Outros 5%, seja por incapacidade de execução temporal ou perda de eficácia jurídica, são possivelmente revogáveis. "Assim, quase metade da legislação estadual pode ser revista, a fim de simplificar e permitir a tão desejada desburocratização do Estado e a melhoria da nossa economia e do ambiente de negócios do Rio Grande do Sul", afirmou Riesgo, que citou como exemplo mais de 400 leis que incluem datas e eventos no Calendário Oficial do Estado que poderiam integrar apenas uma lei. Um projeto de lei nesse sentido foi apresentado.

Entre as sugestões apresentadas estão vincular o Diário Oficial ao sistema Legis, integrado à Procergs; revisar as Ações Diretas de Inconstitucionalidade, vinculando-as ao sistema da Procuradoria Geral do Estado; instituir que as novas leis complementares recebam numeração à parte, e não seguindo a ordem das leis ordinárias; vincular o sistema Legis a um site que disponibiliza consulta a leis de Estados e municípios brasileiros, o que não ocorre atualmente; e inserir as mais de 4,4 mil leis que estão fora do sistema, para ampliar a transparência e facilitar o acesso ao cidadão.

Polo agradeceu o trabalho da Comissão Especial e as sugestões apresentadas. "Esse trabalho é importante porque visa desburocratizar, simplificar processos e revogar leis que tiveram importância em determinado período histórico e que hoje não têm mais", avaliou. O presidente da Assembleia pediu uma análise e providências sobre as sugestões ao superintendente-geral da Casa, Alvaro Fakredin. Também participaram da reunião os deputados Zé Nunes (PT) e Gilberto Capoani (MDB), além de Roberto Scussel Lonzetti, integrante do GAE (Gabinete de Assessoramento Estratégico).

Com informações da ALRS

Galeria de Imagens
Leia também em Estado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br