MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bonecos chamam atençao em desfile de Bagé

Publicada em 27/02/2020
Bonecos chamam atençao em desfile de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bonecos atingem 3,5m já com os bonequeiros

O feriadão de Carnaval acabou, mas a folia só encerra no sábado, com a Orquestra de Metais Rubens Veiga, durante o desfile musical do Enterro dos Ossos. Os músicos sairão novamente às ruas, a partir das 14h, com ponto de encontro na esquina da Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos. Após o grande público e aceitação da primeira apresentação deste ano, ocorrida na sexta-feira passada, 21, os músicos voluntários descerão novamente a Avenida Sete de Setembro relembrando velhas marchinhas.

Destaque no desfile anterior, os bonecos feitos à semelhança dos tradicionais de Olinda, voltam às ruas, chamando a atenção e dando mais um toque artístico para a apresentação. A dupla foi confeccionada pela artista visual Clélia Camargo, como forma de presentear o marido, Girley Dutra, apaixonado pela cultura carnavalesca. Ela mesmo já tinha experiência com a folia, tendo confeccionado as alegorias de uma escola de samba ainda na década de 1990.

Clélia explica que o processo de confecção levou cerca de quatro meses, desde o início da pesquisa para a produção das peças até o resultado final. Os bonecos, Carnavaldo e Carnavanilda, batizados pelo esposo da artista, medem cerca de 3,5 metros de altura e foram feitos com caixas de papelão, tecidos e alguns itens decorativos de Natal, tudo com recursos próprios da artista. “A referência que usei no meu trabalho foram os bonecões de Olinda (itens tradicionais no Carnaval de Pernambuco), sempre tive vontade de fazer. Acho lindo uma criatura daquele tamanho circulando no meio das pessoas. E foi interessante porque muitas pessoas recordaram de outros personagens da festa em Bagé, como o King Kong e a Diabulina. Não pensei neles quando fiz os bonecos, mas despertou um sentimento bom nas pessoas, uma recordação de infância”, ressalta.

Após iniciar a confecção das peças, decidiu oferecê-las para completar o desfile musical organizado pela orquestra de metais. “Conversamos, eu e o Jéferson, e percebemos que tínhamos o mesmo objetivo: levar alegria e arte para as pessoas através do Carnaval”, diz.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br