MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Brasil

Candidatos ao Fies já podem acessar resultado

Publicada em 27/02/2020
Candidatos ao Fies já podem acessar resultado | Brasil | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Foi publicado, na noite de quarta-feira, o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2020. Cerca de 270 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 70 mil vagas, ou seja, quase 4 candidatos por vaga. As informações são do Ministério da Educação.

Quem foi selecionado, agora, deve acessar o site do Fies e inserir novos dados exigidos pelo programa, como dados bancários e informações sobre o fiador e sobre o seguro para pagamento de dívida em caso de falecimento. Depois, o candidato precisa validar suas informações, em até 5 dias, junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que fica na própria instituição de ensino onde fará o curso.

Com essa validação, o próximo passo é ir, em até 10 dias, à agência da Caixa Econômica Federal escolhida na hora da inscrição. A formalização do contrato de financiamento é feita nesse momento. Caso o estudante não possua renda no momento previsto para o início da amortização do saldo devedor ou em qualquer momento durante o período de amortização, o financiamento será quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo, de acordo com regulamento do programa. O financiamento, conforme o MEC, respeitará a capacidade de pagamento do estudante. A estimativa é que a dívida seja quitada em um prazo de 14 anos.

Lista de espera – Quem participou da seleção, mas não foi aprovado, tem mais uma chance: a lista de espera. Os candidatos que não foram pré-selecionados são automaticamente incluídos nessa lista. Os estudantes devem acompanhar sua eventual pré-seleção, de 28 de fevereiro a 31 de março, no site do Fies.

Pagando o Fies – O estudante que aderiu ao Fies começa a pagar o financiamento estudantil a partir do primeiro mês após a conclusão do curso. Caso o estudante esteja empregado, a parcela é descontada em folha de pagamento. A taxa efetiva de juros do Fies para estudantes que se enquadrem na modalidade Fies será de juros zero; e, para estudantes que se enquadrem na modalidade P-Fies, dependerá das taxas estipuladas instituição financeira (que pode ser privada ou banco regional de desenvolvimento).

 

Galeria de Imagens
Leia também em Brasil
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br