MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Edição 2020 da Campanha da Fraternidade é lançada

Publicada em 28/02/2020
Edição 2020 da Campanha da Fraternidade é lançada | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Na quarta-feira, na Catedral de São Sebastião, o bispo Dom Cleonir Dalbosco realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 na região. A ação deu início à campanha nas 16 paróquias dos 12 municípios e mais de 300 comunidades abrangidas pela Diocese de Bagé. Neste ano, a Campanha da Fraternidade 2020 tem como tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico extraído do livro de Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Conforme explica o bispo, o tema é escolhido pela igreja com dois anos de antecedência, em busca de situações que requerem atenção, como a questão do cuidado e solidariedade com o próximo, exposto em 2020. “A valorização da vida é o foco da campanha deste ano. Ajudar não é sempre uma questão de auxílio material. Muitas vezes, basta alguém auxiliar a levantar quem está caído, perdendo o sentido da vida”, destaca o bispo.

Dom Cleonir cita, ainda, dados sistematizados no texto-base da campanha deste ano, que justifica o tema da campanha de 2020: “No Brasil, 22,6% das crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza. Mais de 11 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2017. Em 2016, houve, no país, 11,4 mil mortes por suicídio, uma média de 31 casos por dia. Nos seis primeiros meses de 2018, os acidentes de trânsito provocaram mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país. Em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Brasil era o 9º país mais desigual do planeta em distribuição de renda.”

Realizada há 58 anos pela Igreja Católica no Brasil, sempre na quaresma (preparação para a Páscoa), a Campanha da Fraternidade destaca a importância do trabalho social, em serviço à comunidade e ao planeta, da igreja. Em edições passadas, a campanha já convidou a reflexão sobre a família, políticas públicas, saúde, trabalho, educação, moradia e violência, entre outros temas.

Além da reflexão, a campanha serve também como uma forma de chamamento para ações solidárias e sociais. Durante o ano, o calendário da Ação Social Diocesana prevê uma série de ações concretas voltadas para as pessoas em situação de vulnerabilidade, que estimulam a reflexão e solidariedade durante todo o ano. Um exemplo das ações é a coleta de valores no Domingo de Ramos, para auxiliar nos projetos de promoção da vida desenvolvidos pela diocese.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br