ANO: 26 | Nº: 6557
29/02/2020 Segurança

Polícia recupera mais de 85 bovinos e prende dois homens por abigeato

Foto: Divulgação

Ação contou com 40 policiais civis e seis fiscais agropecuários
Ação contou com 40 policiais civis e seis fiscais agropecuários

Agentes da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé deflagraram, na manhã de sexta-feira, a operação "Três Fazendas", fruto de uma investigação de abigeato que resultou na expedição de ordens judiciais nos municípios de Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas, São Lourenço do Sul e Cristal. Dois investigados pelo furto de animais foram presos, um no município de Candiota é outro em São Lourenço do Sul.
De acordo com os policiais civis, em Cristal, agentes da Decrab/Camaquã encontraram cinco vacas que haviam sido furtadas de Pinheiro Machado. Os animais pertencem a duas diferentes vítimas. Foram apreendidos, ao todo, na ação, 86 bovinos, 10 bubalinos e 10 ovinos, isto por procedência duvidosa.
A investigação da Decrab/Bagé começou no segundo semestre de 2019. O foco era uma possível quadrilha responsável pelo furto de vários animais, bovinos e ovinos, nos municípios de Pinheiro Machado, Pedras Altas, Cristal, São Lourenço do Sul e Candiota. Os policiais destacaram que um dos suspeitos de integrar o bando, enquanto realizava os furtos, na forma de carneada, de sete ovinos, no município de Pinheiro Machado, chegou a perder uma fotografia sua no local do crime, fato que fortaleceu a linha de apuração.
Conforme o inquérito policial, instaurado para apurar as ações da quadrilha, o bando atuava tanto no abigeato de gado em pé. Os animais seriam carregados, inicialmente, para propriedades rurais, sendo elas localizadas nos municípios de Cristal, Pedras Altas Candiota. Após, os animais ficavam escondidos por alguns dias e, posteriormente, eram abatidos. A Operação leva o nome de Três Fazendas, em razão das três propriedades rurais suspeitas de receberem os exemplares furtados.
O delegado André de Matos Mendes, titular da Decrab/ Bagé, representou junto ao Poder Judiciário da Comarca de Pinheiro Machado por oito mandados de busca e apreensão, sendo um município Cristal, outro em São Lourenço do Sul, um em Pinheiro Machado, um em Pedras Altas e mais quatro em Candiota. Após, o pedido foi atendido pelo Poder Judiciário da referida comarca e foram cumpridos na sexta-feira. Além dos animais, também foram apreendidas quatro armas de fogo, grande quantidade de munições e insumos para munições.
Em um dos locais, segundo divulgado, os fiscais agropecuários encontraram vacinas de uso obrigatório, que deveriam ter sido utilizadas em maio e novembro de 2019, e que não foram aplicadas pelo investigado, caracterizando infração administrativa. Diante de várias irregularidades encontradas em uma das propriedades rurais, alvo das buscas, no interior do município de Pedras Altas, a fazenda teve suas atividades suspensas, ficando vedado, ao investigado, colocar ou retirar animais do local.
No município de Cristal, policiais da Decrab/Camaquã, apesar de já terem localizado cinco animais furtados, ainda estavam realizando novas buscas em uma propriedade do interior - o resultado desta ação não havia sido divulgado até o fechamento desta edição.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...