MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Aberta a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque

Publicada em 03/03/2020
Aberta a Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
“O tema da competitividade é a diretriz do nosso governo", disse o governador

Em clima de otimismo, foi dada a largada da 21ª Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina. A cerimônia de abertura do evento ocorreu, ontem, no Parque da Expodireto, em Não-Me-Toque, no norte do Estado, e contou com a presença do governador Eduardo Leite, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, de lideranças políticas e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.

Durante o discurso, Leite fez um balanço das ações desenvolvidas pelo governo com foco no aumento da competitividade. O chefe do Executivo gaúcho citou a Reforma RS, as concessões de estradas em andamento por meio de parceria com o BNDES, o novo Código Ambiental e o já anunciado Terminal Logístico do Arroz (TLO), que irá aumentar a capacidade de armazenamento do cereal no Porto do Rio Grande. “O tema da competitividade é a diretriz do nosso governo, é o que nos guia. Depois de o Brasil enfrentar a pior recessão de sua história, recessão que gerou 13 milhões de desempregados no país, não há outra agenda que não a de geração de empregos, riqueza e desenvolvimento econômico”, afirmou.

O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, agradeceu o empenho do governador, que havia anunciado a obra havia um ano, na Expodireto 2019. De acordo com a Mânica, a rodovia é fundamental para o desenvolvimento da região e da feira. “É disso que precisamos, governador. Iniciar e logo entregar uma obra. Salvar vidas, melhor a logística. Temos muito a agradecê-lo por essa conquista”, disse.

Durante a abertura, a ministra Tereza Cristina defendeu a força da agricultura brasileira e afirmou que um dos principais focos da pasta é a conquista de novos mercados pelo mundo. “O Brasil precisa ser mais ousado. Temos terra, temos água, temos produtores especializados. Temos tecnologia para mandar nossos produtos para o mundo todo”, sentenciou.

O grande destaque da 21ª Expodireto Cotrijal é a Arena Agrodigital, que promete revelar muita inovação durante os cinco dias de feira. Criada para reunir 22 grandes empresas e 15 startups do agronegócio mundial, a arena é um espaço de 1,6 mil metros quadrados que servirá para demonstrar as tecnologias digitais que estão transformando a vida dos produtores rurais. “A arena vai ser um marco e um divisor de águas. Será o xodó da Expodireto”, disse Mânica. “Queremos transformá-la num labirinto de tecnologia e inovação”, acrescentou.

A busca por soluções que tragam ganhos de produtividade e, consequentemente, de renda, é uma das prioridades dos produtores rurais de grande, médio e pequeno portes. Por isso, aproximar máquinas de alta tecnologia e produtos de ponta dos potenciais compradores é outra característica importante da feira, que este ano conta com mais de 500 expositores. Na Expodireto, a presença de instituições financeiras facilita o acesso a linhas de crédito de órgãos oficiais ou empresas privadas. A troca de experiências e de conhecimento também marca essa edição da feira. Boa parte da programação é composta por mesas de discussão, ciclos de palestras e fóruns sobre as cadeias produtivas da soja, milho, leite e trigo. Também serão discutidos temas como agricultura 4.0, preservação do meio ambiente e integração de lavouras e pecuária.

A Expodireto Cotrijal vai até sexta-feira e a expectativa da organização do evento é receber cerca de 250 mil pessoas de mais de 70 países.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br