MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Comunidade escolar do colégio Martinho Saraiva realiza paralisação em protesto contra a multisseriação

Publicada em 03/03/2020
Comunidade escolar do colégio Martinho Saraiva realiza paralisação em protesto contra a multisseriação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Com a medida do Governo do Estado, nenhuma turma fica sozinha, todas dividem o espaço das salas de aula durante o turno da manhã

Uma mobilização organizada por pais e alunos do Colégio Estadual Martinho Saraiva deu início à paralisação das aulas da instituição de ensino até sexta-feira. O objetivo da ação é chamar a atenção da 13ª Coordenadoria Regional de Educação quanto à insatisfação da comunidade escolar pela suspensão de um turno de aulas e conjunção de alunos de diferentes anos em multisseriação.
Pai de duas estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental da escola, o empreendedor digital, Fábio Umpierre, explica que a instituição, que conta 88 alunos de Ensino Fundamental, iniciou o ano letivo com aulas previstas apenas para o turno da manhã. Como a estrutura da escola conta com apenas quatro salas de aula (uma com capacidade para apenas 10 alunos), as turmas de diferentes séries foram reunidas.
Assim, estudantes do 1º, 2 º e 3º ano foram reunidos em uma sala, 4º, 5º em outro, alunos do 6º e 7º anos dividindo espaço, além dos estudantes das séries finais, 8º e 9º, também juntos em um só espaço. "É inviável ter aula assim. Um professor apenas e um quadro para três séries diferentes. Para os alunos é ruim, porque mistura as matérias, e para o professor também, que tem que atender alunos de diferentes séries ao mesmo tempo", destaca Umpierre.
Segundo Umpierre, a alegação para fechamento de um turno foi questão de economia para a 13ª CRE. Contudo, o empresário aponta que o governo está tentando economizar no segmento que mais deveria receber investimentos e atenção. "Não estamos pedindo nada novo na estrutura, nada de computadores ou coisas assim. Queremos apenas o básico: que nossos filhos possam estudar decentemente. É um retrocesso isto que está acontecendo".
Trocar os estudantes de escola não é uma alternativa viável para grande parte dos pais da comunidade escolar. Isto porque a escola mais próxima fica a quase sete quilômetros do local, o que criaria uma questão logística, já que os estudantes dependeriam de transporte coletivo para o deslocamento, pesando no orçamento familiar. "Só conseguimos enxergar dois caminhos: sensibilizar a Secretaria de Educação do Estado para reverter essa situação ou, se não houver resolução, vamos buscar uma solução através da Justiça", aponta.
Nos próximos dias, a comunidade escolar deve organizar uma comitiva para encaminhar um abaixo-assinado contra a multisseriação para a CRE. O conselheiro tutelar, Cláudio Rodrigues, esteve presente ao ato e declarou que o Conselho vai cobrar da 13ª CRE uma posição sobre a decisão. "Se não tivermos resposta, vamos buscar uma solução via Ministério Público", adiantou.
Contraponto
Na tarde de ontem, em resposta à solicitação da reportagem do jornal MINUANO, a 13ª CRE informou que só irá se manifestar sobre a situação na próxima semana, através da coordenadora, Miriele Barbosa Rodrigues.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br