MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Liderado pelo bajeense Zeca Brito, bloco Maria do Bairro desfila dia 8 em Porto Alegre

Publicada em 04/03/2020
Liderado pelo bajeense Zeca Brito, bloco Maria do Bairro desfila dia 8 em Porto Alegre | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Evento será em frente ao Boteco do Paulista, no Centro Histórico

Responsável pela retomada do carnaval de rua de Porto Alegre, o Bloco Maria do Bairro fará seu desfile no próximo domingo, dia 8, das 16h às 21h, em frente ao Boteco do Paulista (R. Riachuelo, 230), Centro Histórico. Antes, acontece o último ensaio amanhã, dia 5, às 19h, no Boteco do Paulista. A atração, que chega a seu 14º ano, traz a Banda do Bloco, liderada pelo carnavalesco bajeense Zeca Brito, além de convidados especiais que prometem animar os foliões da capital. O repertório inclui clássicos do samba e marchinhas de carnaval e temas populares. Todos os eventos têm entrada franca.
Em reconhecimento de seu valor histórico, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre decidiu incorporar o Bloco Maria do Bairro ao calendário oficial. Nascido na rua Sofia Veloso (Cidade Baixa), palco das apresentações do bloco por mais de uma década, e lar de seus integrantes, o Maria do Bairro desfila este ano no centro da cidade. O samba-enredo leva o título "O Carnaval é a nossa Casa, o Carnaval é a nossa Rua".
"O Maria do Bairro encontra um novo território este ano para construir sua subjetividade. Nós vamos levar a rua Sofia Veloso por vários cantos de Porto Alegre e lembrar dela sempre como o nosso berço, o espaço onde toda a simbologia e plasticidade do bloco nasceram", promete. As atrizes Analu Bastos e Daisy Fornari assumem a ala das musas do bloco este ano.

Histórico

O Bloco Maria do Bairro foi criado em 2007, por um grupo de foliões na rua Sofia Veloso, ávidos pelo retorno dos carnavais de rua. Em 2007 e 2008, foi o único bloco em atividade em Porto Alegre e deu origem, a partir de 2009, a um movimento popular que hoje já ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. A iniciativa carnavalesca mobiliza, na atualidade, além de diversos representantes da classe artística da cidade (como cineastas, músicos, atores, artistas visuais, escritores), a comunidade do samba e moradores da Cidade Baixa e do interior do Estado que não resistem às velhas marchinhas e ao samba no pé do mais tradicional bloco de rua de Porto Alegre.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br