ELLAS
Norma Kopper: um exemplo de empreendedorismo feminino
Nory Boutique - uma trajetória inspiradora que completa 36 anos
Prestes a completar 26 anos o Jornal MINUANO, entrevista uma das primeiras empresárias anunciantes deste jornal: Norma Kopper e sua filha Quelen, que mantém firme nessa parceria, até os dias atuais, hoje nas páginas do Jornal MINUANO.
Tornar-se uma empresária de sucesso no mundo da moda é uma experiência desafiadora. Norma Kopper conhece bem esse caminho. Há 36 anos, mergulhou nesse sonho e abriu a Nory Boutique, e a empresa multimarcas localizada na zona oeste da cidade, na Rua Attila Taborda esquina Coronel Jose Otávio.
A ideia desta entrevista é enaltecer uma mulher forte que começou pequeno e que hoje é dona de uma empresa tradicional que é referência não apenas em Bagé, mas para toda a região.
Para quem não sabe, a história da Nory Boutique começou em 1983, por Norma Kopper, levada pelo talento criativo, associado ao bom gosto pessoal e esmero no gerenciamento dos negócios. Foi em uma pequena peça construída em um terreno em frente a Vila dos Sargentos, que ela deu os primeiros passos. Como muitas mulheres da sua época, ela cuidava da família, mas não deixava de cultivar o sonho de ser profissional e independente financeiramente. Foi pelo espírito empreendedor que ela não fraquejou, pois acreditava no seu sonho: construir uma empresa que fizesse a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas.
Norma iniciou sua vida profissional como vendedora no comércio de Bagé, chegou a ter uma pequena loja na Galeria Sete, logo casou e foi morar em Minas Gerais, acompanhando seu marido Militar. Alguns anos depois, ao retornar a Bagé, após ter vivido a experiência de ser dona de casa, resolveu ir além, buscou uma atividade que pudesse atender a família e também aos seus sonhos e assim começou a passos lentos a construir o que hoje se tornou, a Nory Boutique.
Ellas: Não é fácil empreender hoje em dia? São altas cargas tributárias e impostos. Quem convive com vocês sabe que como empresárias é essencial ter persistência, foco e determinação. O que mais é preciso para se manter nesse volátil e competitivo mundo da moda?
Norma e Quélen: É necessário saber fazer um leitura do contexto social, econômico, cultural e buscar neste, uma oportunidade, com muita criatividade explorar o segmento escolhido e inovar sempre.
Ellas: A Nory é uma das boutique mais antigas da cidade. Talvez a única que teve início na década de 80, que se mantenha até os dias atuais. Passados 36 anos, a que vocês agregam o sucesso da Nory Boutique?
Norma e Quélen: Persistência, planejamento, atendimento, inovação e dedicação as clientes, sempre buscando oferecer novas experiências que lhe tragam satisfação.
Ellas: Sucessão familiar é algo comum no mundo dos negócios. Sabemos que a primogênita de Norma, a filha Quélen assumiu a empresa já alguns anos e vem mudando a proposta, inovando e incrementando sem perder a verdadeira essência da loja. Como funciona essa parceria?
Quélen: É um legado que muito me honra, estar ao lado de uma mulher que foi vanguarda muito me inspira. Hoje a inovação fica por minha conta, claro que sempre busco a opinião dela porque quero muito manter todas nossas clientes e conquistar novas, respeitando a nossa história, especialmente por ser um história de empreendedorismo feminino.
Ellas: O que significa ter se tornado um dos principais nomes do mercado da moda em Bagé?
Norma e Quélen: Estamos satisfeitas em sentir que não é só a realização de um sonho mas também uma possibilidade de servir. Esse destaque é fruto de um trabalho não só empresarial mas também social, porque vai além da proposta de boas experiências a nossas clientes, vai ao servir também. Sempre pensamos em partilhar o nosso trabalho com a sociedade bajeense, proporcionando momentos de benemerência, como são os nossos desfiles de moda, lançamento de coleção, todos com renda revertida em beneficio de entidades sociais. Esse destaque é da sociedade que também se sente um pouco Nory Boutique.
Ellas: Conselho para quem deseja empreender?
Quélen: Deseje fazer aquilo que tenhas aptidão, técnica, conhecimento, para ser empresário e empreendedor no Brasil não basta apenas achar que a atividade é bonita ou glamourosa, invista no que você conhece.
Ellas: Qual é o DNA da loja e qual público vocês trabalham atualmente?
Norma e Quélen: No DNA da Nory Boutique está a moda de alta qualidade, desejada pelas mulheres contemporâneas, que mostram em sua maneira de vestir a personalidade da Brasileira.
Ellas: Quais são as novidades para 2020?
Quélen: Começamos o ano lançando novas marcas, em destaque a marca Le Lis Blanc, a favorita da classe A do país. A Le Lis Blanc é sinônimo de desejo, estilo, versatilidade e qualidade. Em sintonia com as tendências mundiais. Já estamos com lista de espera de clientes para ver a nova coleção que chega na segunda quinzena de março.