MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeito de Candiota decreta situação de emergência por estiagem

Publicada em 06/03/2020
Prefeito de Candiota decreta situação de emergência por estiagem | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Moradores do interior são abastecidos com caminhão-pipa

A Prefeitura de Candiota decretou emergência devido à "baixíssima precipitação pluviométrica ocorrida nos últimos meses de 2019 e durante este ano, que tem sido insuficiente para captação e reposição de volume nos açudes, bem como as altas temperaturas e ventos constantes". A oficialização da medida, tomada no dia 27, somente foi divulgada ontem. Além disso, de acordo com o Executivo, não existe previsão de chuva por, no mínimo, mais 20 dias, "tornando a situação preocupante'.

De acordo com o prefeito, Adriano Castro dos Santos, o decreto é um procedimento que vem sendo feito por todos os municípios da AzonaSul. "Inclusive, representando o Cideja, estivemos em agenda com o governador do Estado, Eduardo Leite, nesta quarta-feira, 4, buscando soluções e apoio para os municípios atingidos pela estiagem, assim como a celeridade na homologação dos decretos de emergência, que hoje estão levando mais de 40 dias para serem homologados", relatou.

O chefe do Executivo relata, ainda, que algumas medidas já estão sendo tomadas, como a locação de um caminhão-pipa, desde dezembro, para levar água ao interior do município para o consumo de 130 famílias. Até semana passada, o abastecimento ocorria dia sim, dia não, mas, nesta semana, o serviço já foi intensificado e está sendo realizado diariamente. "Também solicitamos ao Exército mais um caminhão e já locamos mais um para esta semana. Mas, infelizmente, a perda nas lavouras já é muito intensa", afirmou.

A Secretaria de Agropecuária informou que a situação está causando sérios danos ao setor agropecuário por insuficiência de água no interior do município, afetando principalmente a atividade leiteira e a produção de sementes e hortaliças.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br