MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Edson Brum assume Frente Parlamentar da Agropecuária

Publicada em 10/03/2020
Edson Brum assume Frente Parlamentar da Agropecuária | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estiagem, frebre aftosa e crise do leite foram apontadas como prioridades pelo novo presidente

O deputado Edson Brum (MDB) tomou posse, ontem, como novo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Gaúcha. O ato de posse aconteceu na sala da presidência do parlamento. O deputado emedebista assume no lugar de Rodrigo Lorenzoni (DEM), que deixou o Parlamento gaúcho no final de fevereiro, com o retorno de Ruy Irigaray.

O presidente Ernani Polo (PP) agradeceu o trabalho executado por Lorenzoni e enalteceu o conhecimento do setor pelo sucessor Edson Brum. Polo, acolhendo a sugestão do deputado federal Alceu Moreira (MDB), anunciou a criação do "Instituto Pensar Agropecuária" na Assembleia Legislativa. Ele também informou a formação do Colégio de ex presidentes da Assembleia, com o objetivo de ouvir opiniões e experiências sobre os problemas atuais. Sobre a situação dos produtores gaúchos penalizados com a seca que se prolonga desde o início do verão, o presidente da Assembleia resumiu em uma palavra: "desesperadora". Para ele, o Estado e a União devem ter várias linhas de ação, procurando atender desde a falta de água para consumo até a renegociação de dívidas.

Ao se despedir da presidência da Frente, o ex-deputado Rodrigo Lorenzoni (DEM) agradeceu o apoio do deputado Edson como vice-presidente. Lorenzoni lembrou as pautas trabalhadas pela Frente da Agropecuária em 2019. Ele destacou o debate a respeito da obtenção do status de zona livre de febre aftosa sem vacinação no Rio Grande do Sul e a busca pela agregação de inovação e tecnologia no campo.

Edson Brum (MDB) considerou que o Estado se movimenta a partir da terra. O parlamentar, citando o trabalho conjunto com a Comissão de Agricultura da Assembleia, avaliou que o momento da agricultura no RS é desafiador, referindo-se à crise hídrica que afeta o campo gaúcho. Brum, que já foi presidente da Comissão de Agricultura, admitiu que a falta de uma política de irrigação é um grande erro. Ele disse que com urgência o governo estadual e federal devem estender a mão para quem está sem água para o consumo humano, entre outras ações para minimizar os prejuízos dos produtores rurais. Além da estiagem, Brum elegeu os temas da febre aftosa e a crise do leite como destaques na pauta da Frente neste ano.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br