MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Mainardi cobra retomada de programa de irrigação

Publicada em 11/03/2020
Mainardi cobra retomada de programa de irrigação | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Deputado defende manutenção de iniciativas como o Mais Água, Mais Renda

Durante a sessão plenária da Assembleia, ontem, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) chamou a atenção para o problema agravado pela falta de políticas públicas de financiamento à irrigação, a exemplo do programa "Mais Água, Mais Renda", criado durante o governo Tarso Genro.
De acordo com o deputado, que foi secretário da Agricultura, historicamente, o Rio Grande do Sul enfrenta o problema da estiagem a cada cinco, seis anos. Portanto, diz ele, é fundamental a manutenção de políticas permanentes e programas de estruturação de ações que enfrentem o problema, para que os produtores não percam a produção e o estado, a receita decorrente dos impostos gerados pela agricultura. O alerta, de acordo com o parlamentar, foi feito para evitar que seja discutida uma nova legislação sobre o assunto e que se retome o que já está aprovado.
O programa, reforçou o deputado, foi fruto de debates entre mais de 20 entidades, entre elas, universidades, Emater, Fetag, Farsul. "Em 2011, tínhamos 100 mil hectares e em dois anos conseguimos elevar para 180 mil hectares irrigados. Agora, segundo a Secretaria da Agricultura, são apenas 220 mil hectares. Um crescimento muito pequeno, por isso o governo precisa modificar a visão de que o estado não pode se envolver. O estado deve se envolver sim, pois sabemos que a irrigação, dependendo da cultura, aumenta em duas, três vezes a produtividade, gerando renda para o produtor e renda pública por meio da arrecadação de impostos", argumentou.
O Programa Mais Água, Mais Renda subsidiava de 12% a 30% os investimentos em irrigação, além de agilizar as licenças e outorgas ambientais a partir de uma Licença de Operação que beneficiava todos os que aderiam à iniciativa. Cerca de 3,4 mil projetos foram assinados, com investimentos de aproximadamente R$ 540 milhões. No ano de 2013, 26% dos equipamentos de irrigação comercializados no País foram vendidos no Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br