ANO: 26 | Nº: 6576
12/03/2020 Cidade

Daeb transpõe água da Arvorezinha para amenizar situação crítica da Emergencial

Foto: Divulgação

Cava localizada na área da Barragem da Arvorezinha foi aberta antes do embargo da obra
Cava localizada na área da Barragem da Arvorezinha foi aberta antes do embargo da obra
Diante da escassez de chuvas e situação das barragens, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) está atuando com novas medidas para manter o abastecimento da cidade. Em nota, a autarquia informou que uma equipe de funcionários realizou nesta semana uma obra para transpor água para a barragem Emergencial, que está em um nível crítico.
Foi implantado, em apenas dois dias, um sistema de bombeamento para levar água de uma cava localizada na área da Barragem da Arvorezinha, aberta antes da obra ser embargada em 2013, até a Emergencial. Os servidores construíram uma tubulação de 700 metros de rede de 150 milímetros e ligaram uma bomba a um gerador. A vazão prevista é de 250 metros cúbicos por hora. Com a ação, evita-se o colapso no abastecimento, pois a Barragem Emergencial é vital para manter os níveis dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água (ETA).
As outras duas barragens que abastecem a cidade, a Barragem da Sanga Rasa e a Barragem do Piraí, seguem baixando a cada dia. A Sanga Rasa está 4,80 m abaixo do normal. Já a barragem do Piraí está 2,90 m aquém da normalidade. Desde o dia 19 de fevereiro não chove na cidade.
O Daeb ressalta a importância da colaboração da população na economia da água neste momento preocupante. Não lavar calçadas e carros com água tratada é algo imprescindível. Evitar aguar jardins também. Vazamentos internos devem ser consertados e os externos comunicados à Central de Serviços do Daeb, pelos telefones 08005102219 e 115.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...