MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

É falsa informação de que professor da Unipampa seria suspeito de coronavírus em Bagé

Publicada em 13/03/2020
É falsa informação de que professor da Unipampa seria suspeito de coronavírus em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Segundo a médica pneumologista Flávia Marzola, o paciente está com um resfriado comum

Devido às inúmeras solicitações de leitores, o Jornal MINUANO foi conferir se era verdadeira a informação difundida na noite desta quinta-feira, dia 12 de março, de que um professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) que havia viajado para o México e para a China era suspeito de apresentar sintomas de contágio do coronavírus, o Covid-19.
Segundo apurado, o docente retornou à cidade e procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). De lá, ao não atender aos requisitos para ser feito o exame, foi orientado a ir para casa e ficar em isolamento, por 7 dias. A situação, é claro, motivou uma série de questionamentos. Mas, afinal, se trata de um caso suspeito ou não? Por quê os exames não foram realizados? Essas e outras perguntas foram encaminhadas ao Jornal MINUANO.
Em resposta aos questionamentos do JM, a coordenadora do Centro de Operações de Emergência em Saúde da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde – criado para centralizar e organizar tudo que envolve o coronavírus, na região da Campanha –, a médica pneumologista Flávia Marzola negou o fato. “Caso suspeito é quem chegou há até 14 dias com febre e sintoma respiratório, de um dos países com circulação viral”, mencionou ela, ao argumentar que não se trata do paciente em questão. “Chegou do México sem febre e sem sintomas respiratórios! Só com coriza! Sintomas de rinite! E esteve na China em janeiro, há mais de 30 dias! Caso suspeito é até 14”, reforçou ela à reportagem.
Segundo Flávia, o diagnóstico do paciente em questão é de um resfriado comum. "E como tanto é orientado a ficar afastado do serviço para preservar sua saúde e das pessoas que têm convívio", resumiu. A profissional aponta, ainda, que o fato da viagem mais recente ter sido para o México reforça a análise preliminar.  "É um país não considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como tendo transmissão", frisa.
Por fim, a médica alerta que "não adianta iludirmos o paciente e gerarmos uma expectativa de uma coleta que não terá exame realizado". E complementa: "Como este paciente não tem febre, ele não é suspeito nem de influenza".
"Continuaremos monitorando o caso e estamos à disposição", concluiu a médica.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br